Identidade UNILA
Diversidade e integração
O acadêmico colombiano Esteban Ricardo García García, do curso de Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana, apresentou seu TCC intitulado “Historias y antropologías del independentismo de/en Puerto Rico”, no dia 12 de junho. Orientado pelo professor Hernán Venegas Marcelo e coorientador pelo professor Antonio de la Peña García, o discente obteve conceito A.
Um dos fatos simbólicos para uma Universidade com as características da UNILA é o caráter internacional desta banca de TCC. Além do estudante (da Colômbia), do orientador (de Cuba) e do coorientador (do México), a atividade contou com a participação da professora Samarys Cruz-Báez, natural de Porto Rico, e do professor Mauricio José Avilez Álvarez, que é do Caribe colombiano.
O professor Hernán Venegas Marcelo destaca, ainda, o fato de o discente pesquisar um tema geograficamente remoto, o que o torna culturalmente enriquecedor para a formação do acadêmico e para a UNILA. “Outro aspecto diz respeito à inclusão do Caribe Insular, no caso Porto Rico, como objeto de estudo do amplo campo dos estudos latino-americano na UNILA, que, no meu entender, deve continuar apostando na inclusão da América Central e Caribe como objetos de estudo, seja da Antropologia, da História e/ou de outras áreas do conhecimento”, complementa o docente.