Você está aqui: Página Inicial > Informes > Diversidade cultural para o diálogo e o desenvolvimento
conteúdo

Institucional

Diversidade cultural para o diálogo e o desenvolvimento

Evento “Diálogos Cátedra UNESCO-UNDAV e UNILA: Integração regional, direitos culturais e movimentos sociais na América Latina” acontece nesta segunda (23) e terça (24).
publicado: 20/05/2022 16h05, última modificação: 20/05/2022 16h05

No contexto do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento (instituído pelas Nações Unidas, em 2002, e celebrado em 21 de maio), será realizado, nesta segunda (23) e terça (24), o evento “Diálogos Cátedra UNESCO-UNDAV e UNILA: Integração regional, direitos culturais e movimentos sociais na América Latina”.

Promovida pela Cátedra UNESCO-UNDAV e pelo Grupo de Pesquisa “Descolonizando as Relações Internacionais”, da UNILA, a ação contará com duas mesas-redondas, que serão transmitidas via YouTube. Será emitido certificado de participação para quem se inscrever por meio do formulário eletrônico.

As mesas que compõem o evento propõem refletir sobre a proteção da diversidade cultural a partir de sua articulação com os direitos culturais e desde as experiências, práticas, saberes e projetos políticos de integração regional construídos por grupos e redes latino-americanos de arte e cultura. Neste sentido, propõe-se a reflexão acerca da centralidade da cultura para a construção de projetos de integração latino-americanos alternativos, emancipadores e decoloniais.

Confira a programação:

23 de maio

- 9h30: Abertura
- 10h às 12h: Mesa 1 “Os direitos culturais como eixo de descolonização dos direitos humanos na integração latino-americana”
   Mediação: Daniela Perrotta (Universidad Nacional de las Artes / Universidad de Buenos Aires)
   Fabián Saltos Coloma (Universidad Andina Simón Bolívar)
   Verónica Perera (Universidad Nacional de Avellaneda)

24 de maio

- 10h às 12h: Mesa 2 “Experiências Latino-Americanas: Integração desde os povos e o movimento regional ‘Cultura Viva Comunitária’”
   Mediação: Valéria Graziano (Universidad de Salamanca)
   Andrea Hanna (Grupo de teatro Matemurga de Villa Crespo / Movimento Cultura Viva Comunitária)
   María Emilia de la Iglesia (Cooperativa La Comunitaria / Movimento Cultura Viva Comunitária)