Institucional
Dia dos(as) Professores(as)

Neste 15 de outubro, a UNILA homenageia Gabriela Mistral (1889–1957). Escritora, professora e consulesa chilena, Mistral foi a primeira pessoa latino-americana a receber o Prêmio Nobel de Literatura, em 1945, e ainda hoje continua sendo a única mulher da região homenageada.
Ela iniciou sua trajetória como professora ainda adolescente, em vilas do norte do Chile, e construiu uma vida dedicada ao ensino, à literatura e à justiça social. Em suas obras, abordou a educação, a ruralidade, a terra, a natureza e as culturas latino-americanas. Deu visibilidade aos sujeitos excluídos da América Latina, como mulheres, crianças, pessoas indígenas, camponeses(as), trabalhadores(as) e pessoas privadas de liberdade, entre outros, e se comprometeu com a transformação social.
Relembrando Gabriela Mistral, a UNILA celebra todo o seu corpo docente que constrói conhecimento e forma profissionais comprometidos com a democracia, a justiça social, a diversidade e a integração pela educação; a todos(as) os(as) professores(as) em formação dos sete cursos de Licenciatura e a todos(as) os(as) estudantes dos diferentes programas de pós-graduação que também são professores(as). Nosso reconhecimento a todas as pessoas que ensinam, com compromisso e esperança, nos diferentes territórios e contextos educativos da América Latina.
Confira algumas obras de Gabriela Mistral
- “Desolación” (1922)
- “Lecturas para Mujeres” (1923)
- “Ternura” (1924)
- “Tala” (1938)
- “Lagar” (1954)
- “Poema de Chile” (1967, edição póstuma)
Este conteúdo contou com a contribuição de Carola Gabriela Sepúlveda Vásquez, docente da UNILA da Área de Educação, do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA), do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) e pesquisadora da obra de Gabriela Mistral.
Veja mais informações sobre Gabriela, na página Memória Chilena, da Biblioteca Nacional do Chile.