Ensino
Da teoria à prática
No início de março, discentes de Engenharia de Energia, Engenharia Física e Engenharia de Materiais apresentaram seus trabalhos finais da disciplina de “Mecânica dos Fluidos”, tendo como objetivo o desenvolvimento de um projeto de aeromodelo que conseguisse levantar 5 kgf a uma velocidade de 100 km/h. A atividade também faz parte do estágio de docência do estudante do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade (PPGIES) Carlos Lavrado Filho, sob orientação do professor José Ricardo Cezar Salgado e coordenação da disciplina do professor Luis Evelio Garcia.
Ao longo do semestre, os acadêmicos receberam capacitação para uso do software gratuito e de baixo custo operacional XFLR5, utilizado para análise de aerofólios e asas que operam em números de Reynolds baixos, com base no método de malha de vórtice. Durante as aulas, eles aprenderam a esboçar perfis aerodinâmicos, gerar polares e simular o comportamento de aeronaves em voo.
A ação previa estudar conceitos como polares de arrasto e sustentação de um perfil aerodinâmico; esboçar um perfil aerodinâmico e gerar as polares; gerar superfícies aerodinâmicas e verificar as suas características: sustentação, arrasto, escoamento e linhas de transição; modelar uma fuselagem e combinar perfis aerodinâmicos para simular uma aeronave em voo; ajustar o centro de massa em função do centro aerodinâmico; e calcular as características aerodinâmicas de todo o conjunto de asas, empenagens e fuselagem.
Com o significativo avanço no domínio do software, os estudantes atingiram os objetivos da atividade. Eles utilizaram opções de asas como Naca, Eppler e Selig para otimizar o aerofólio e conseguiram, assim, associar conceitos teóricos à prática do projeto.
Para os professores, a primeira experiência nesse sentido pode ser considerada um total sucesso acadêmico, pois foi possível juntar atividades de pós-graduação e de graduação, explorando novas metodologias de ensino na disciplina e permitindo aos discentes um conhecimento aplicado da temática estudada. “Os alunos demonstraram um grande desempenho e uma alta curva de aprendizagem. Todos conseguiram obter bons resultados e aprenderam a aplicar a teoria com a prática”, afirma Lavrado Filho.