Extensão
Curso de extensão
Estão abertas, até 17 de setembro, as inscrições para o curso de extensão "Educação para as Relações Étnico-Raciais: implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 no currículo escolar na região Oeste do Paraná". O curso é voltado a trabalhadores(as) da educação básica, tanto docentes quanto administrativos, e também estudantes de graduação, especialmente dos cursos de licenciatura ou da área da educação. As inscrições devem ser feitas via formulário eletrônico.
O curso será realizado em formato presencial, com encontros às segundas, quartas e sextas, no período noturno, entre os dias 18 de setembro e 13 de novembro. As atividades serão no auditório do Bosque Guarani (entrada pela Av. República Argentina, Centro). Estão sendo disponibilizadas 40 vagas, que serão preenchidas por ordem de inscrição. O curso é gratuito, com carga horária de 280 horas. Haverá emissão de certificados aos(às) participantes.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail erer2020unila@gmail.com.
Módulos e conteúdos programáticos
1 - História da África: a) A África pré-colonial – Os impérios e as civilizações africanas; b) Do processo colonial aos movimentos de independência; c) A descolonização e a formação dos estados nacionais africanos; e d) A África e a integração econômica e política contemporânea.
2 - Populações Quilombolas: a) A formação do Quilombo na História brasileira; b) As políticas voltadas às populações quilombolas no Brasil; e c) Educação quilombola e interculturalidade.
3 - Populações indígenas: a) A história indígena do período pré-colonial ao Brasil contemporâneo; b) O processo colonial e a resistência indígena; e c) Diversidade cultural e a educação indígena.
4 - A intersecção entre raça e gênero: a) Movimento de mulheres negras na América Latina e Caribe; b) Feminismo e a luta antirracista no Brasil; e c) Interseccionalidade de raça e gênero na contemporaneidade.
5 - Sobre o colonialismo e as formações: a) O processo colonial na América Latina e Caribe; b) O papel do escravismo e a colonialidade na formação do mundo contemporâneo; e c) O preconceito, o racismo e discriminação na atualidade; Educação decolonial como possibilidade.
6 - Diversidade religiosa: a) A religião como fenômeno social; b) A temática da religião em sala de aula; c) A pluralidade religiosa na região da tríplice fronteira – Brasil-Paraguai-Argentina.
7 - Produção de texto: a) Noções básicas sobre texto acadêmico; b) Projeto de pesquisa e intervenção social; c) Normas da ABNT; d) Preparando um pré-projeto para ingresso na pós-graduação; e e) Currículo Lattes e preparando-se para uma entrevista.