Você está aqui: Página Inicial > Informes > Cuidados referentes à Covid-19

Cuidados referentes à Covid-19

Apesar de não ser mais obrigatória a utilização de máscara nos espaços da UNILA, ela continua sendo indicada principalmente a portadores de doenças crônicas, imunossuprimidos, pacientes oncológicos e idosos, assim como a qualquer pessoa que queira continuar fazendo uso da proteção.
publicado: 23/06/2022 16h50, última modificação: 23/06/2022 16h52

Embora o uso de máscara não seja mais obrigatório nos espaços da Universidade, sua utilização continua sendo indicada principalmente para portadores de doenças crônicas, imunossuprimidos, pacientes oncológicos e idosos, ou a qualquer pessoa que queira continuar fazendo uso da proteção. Em lugares fechados ou locais com aglomeração de pessoas, o risco de transmissibilidade é alto. Assim, todo cuidado faz a diferença.

A não obrigatoriedade, no momento, do uso de máscara pode passar uma falsa sensação de segurança. Porém, o que mantém a população segura é estar com a vacinação em dia (inclusive com a dose de reforço) e a utilização constante de máscara. Na última semana, 483 novos casos de Covid-19 foram notificados em Foz do Iguaçu. Dessa forma, manter o cuidado referente ao uso de máscara pode ter um grande impacto nesses números.

O Departamento de Atendimento à Saúde do Estudante (DEAS) enfatiza à comunidade acadêmica que quem estiver com sintomas gripais não deve vir à Universidade, mas, sim, buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, fazer a testagem e seguir as orientações prestadas pelo serviço de saúde.

Aos estudantes cabe, ainda, seguir a Instrução Normativa nº 3/2022 - PRAE/PROGRAD/PRPPG, que estabelece o protocolo para solicitação de isolamento por Covid-19 com apresentação do atestado sanitário ou teste.

O DEAS segue à disposição para quaisquer dúvidas pelo (45) 3522-9808 (telefone e whatsapp) ou via e-mail saude.deas@unila.edu.br.