Institucional
Cuidado com as tentativas de golpes por e-mail
É possível notar, com certa frequência, mensagens de e-mail falsas solicitando o recadastramento do correio eletrônico para “continuar a utilizar sua conta de e-mail”, para “migração da conta de e-mail” e para “aumentar a cota do espaço de armazenamento”. Tais mensagens são tentativas de um golpe conhecido como phishing (ou “golpe de pescaria”, em português).
Phishing é uma das principais formas utilizadas para o furto de identidade e para ganhos financeiros ilícitos na internet. O ataque é disparado em massa, geralmente por e-mail ou SMS, com mensagens em tom alarmante e com prazo curto para o atendimento. Normalmente, essas mensagens pedem por um recadastramento para, supostamente, aumentar a capacidade da caixa de correio ou para evitar o seu bloqueio. Existem, ainda, mensagens que trazem propagandas enganosas que levam a sites falsos, informam a existência de supostos pontos em programas de recompensa, compras efetuadas e contas de valores altos, sugerindo que devem ser pagas com alguma urgência.
Desconfie sempre de e-mails que colocam algum tipo de pressão para recadastramentos e, em hipótese alguma, informe sua senha (ou números de documentos) para terceiros. A UNILA nunca pede ou pedirá a sua senha. Afinal, senhas são pessoais e devem ser mantidas em sigilo. Já em relação aos links contidos nos e-mails, uma boa forma de identificar se são verdadeiros é por meio de seus endereços: passando o mouse sobre o link, é possível ver o endereço de destino antes mesmo de clicar. Sites da UNILA sempre têm em seu endereço “unila.edu.br”.
Caso tenha interesse em saber mais sobre como identificar phishing e como se proteger, a Equipe de Prevenção, Resposta e Tratamento de Incidentes Cibernéticos (ETIR/UNILA) preparou um material com orientações para reconhecer e-mails e sites fraudulentos. Acesse.
Texto: Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTIC)