Você está aqui: Página Inicial > Informes > Coronavírus
conteúdo

Institucional

Coronavírus

DEAS e DPVS esclarecem acerca das formas de prevenção do novo coronavírus
publicado: 03/03/2020 16h26, última modificação: 03/03/2020 16h26

O Departamento de Atendimento à Saúde (DEAS) e o Departamento de Promoção e Vigilância à Saúde (DPVS), cientes dos casos confirmados de coronavírus no Brasil, ressaltam que não há motivos para pânico e o importante é manter os cuidados básicos de prevenção relacionados a viroses respiratórias, como: lavar as mão com frequência, cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir, utilizar álcool em gel para higiene das mãos e evitar locais com muita aglomeração de pessoas. Em momentos como este, é importante manter a calma e procurar fontes seguras de informação.

Saiba mais sobre a prevenção ao coronavírus e como a doença é transmitida:

Como se prevenir do coronavírus (nCoV-2019)?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre essas medidas, estão:

- evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;

- realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;

- utilizar lenço descartável para higiene nasal;

- cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

- evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

- higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

- não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

- manter os ambientes bem ventilados;

- evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;

- evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção). Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias, como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizada precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Como o coronavírus (nCoV-2019) é transmitido?

As investigações sobre transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato, está ocorrendo. É importante observar que a disseminação de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma continuada.

Alguns vírus são altamente contagiosos (como sarampo), enquanto outros são menos. Ainda não está claro com que facilidade o novo coronavírus se espalha. Apesar disso, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Os coronavírus apresentam uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe e, portanto, o risco de maior circulação mundial é menor. O vírus pode ficar incubado por duas semanas, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

Fonte: Ministério da Saúde

registrado em: , , , ,