Você está aqui: Página Inicial > Informes > Contabilidade e finanças
conteúdo

Institucional

Contabilidade e finanças

Sistema de custos da UNILA foi apresentado em reunião do Fórum Nacional dos Diretores de Contabilidade e Finanças das Universidades Federais.
publicado: 30/05/2023 15h40, última modificação: 30/05/2023 18h20

Nos dias 25 e 26 de maio, a sede da Andifes, em Brasília, recebeu a 33ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional dos Diretores de Contabilidade e Finanças das Universidades Federais (FONDCF). Na oportunidade, a UNILA apresentou a experiência no desenvolvimento do seu sistema de custos. Representaram a Universidade no evento a coordenadora de Contabilidade e Finanças, Sônia Maria de Souza Freire Ferreira, e os servidores Daiane Inácio da Silva Nottar e Euzébio Dias de Oliveira.

O convite surgiu da visibilidade que o modelo desenvolvido na UNILA ganhou ao ser finalista do 1º Concurso Inovação em Custos do Setor Público, promovido, em 2022, pela Secretaria do Tesouro Nacional. A partir disso, a Universidade passou a ser referência a outras instituições de ensino superior para o desenvolvimento de sistemas de gerenciamento de custos.

Durante o Fórum, foi detalhada a metodologia de apuração e direcionamento dos custos, os desafios enfrentados, os resultados obtidos e os próximos passos para o aperfeiçoamento do sistema.

“O evento possibilitou uma troca de experiências muito importante, já que representantes de outras instituições também relataram os desafios enfrentados no desenvolvimento de seus modelos, e apresentaram aspectos que poderão contribuir com o aprimoramento do nosso sistema de custos, sendo um momento de muito orgulho pelo trabalho desenvolvido e apresentado pelos servidores Daiane e Euzébio, mas também de grande aprendizado, além de fortalecer a rede de apoio, composta por todos os gestores de contabilidade e finanças das Ifes", ressalta Sônia Ferreira.

Já o coordenador Nacional do FONDCF, Daniel Bessa de Menezes, destacou a importância da temática para o Fórum, pois a adoção de sistemas de custos passa a ser obrigatória para todos órgãos públicos a partir de janeiro de 2024, quando passará a vigorar a NBC TSP 34/2021. Menezes aproveitou, ainda, para parabenizar a iniciativa da UNILA e agradecer pela disposição da equipe da PROPLAN em compartilhar a experiência vivenciada até o momento.

As informações de custos da UNILA estão disponíveis na página da PROPLAN. Em caso de dúvida, entre em contato pelo e-mail ccf@unila.edu.br.

registrado em: , ,