Você está aqui: Página Inicial > Informes > Conhecendo Aedes aegypti com Wolbachia contra Dengue, Zika e Chikungunha
conteúdo

Extensão

Conhecendo Aedes aegypti com Wolbachia contra Dengue, Zika e Chikungunha

Evento para interessados/as em conhecer o método World Mosquito Program (WMP). Implantado em Foz do Iguaçu por uma iniciativa internacional conduzida pela Fiocruz, o procedimento contribui para a redução de doenças como a dengue
publicado: 17/06/2024 12h43, última modificação: 18/06/2024 10h58

Este evento está dirigido a comunidade interna e externa a UNILA e tem como finalidade divulgar o método World Mosquito Program (WMP). Implantado em Foz do Iguaçu por uma iniciativa internacional conduzida pela Fiocruz, o método consiste na liberação de Aedes aegypti com Wolbachia para que se reproduzam com os Aedes aegypti locais. Com o procedimento, é estabelecido, aos poucos, uma nova população destes mosquitos, todos com Wolbachia.

Não há qualquer modificação genética no Método Wolbachia do WMP, nem no mosquito, nem na Wolbachia. A Wolbachia é uma bactéria presente em cerca de 50% dos insetos, inclusive em alguns mosquitos. No entanto, não é encontrada naturalmente no Aedes aegypti. Quando presente neste mosquito, a Wolbachia impede que os vírus da dengue, Zika, chikungunya e febre amarela urbana se desenvolvam dentro dele, contribuindo para redução destas doenças.

O evento irá ocorrer no dia 19 de junho, às16h30,no Auditório do campus Jardim universitário. 

Mais informações no link.

registrado em: , ,