Institucional
Coluna “La Ventana”

A coluna “La Ventana” é um espaço do Portal Internacional da UNILA dedicado à comunicação científica que traz artigos sobre temas internacionais escritos por especialistas da Universidade e seus colaboradores. Com uma coletânea de textos que refletem o pensamento crítico, literário e acadêmico da comunidade da UNILA, a coluna promove o debate sobre integração latino-americana e internacionalização.
Confira a lista de artigos que compõem a nova edição da “La Ventana”:
“Geopolítica e Indústria Cultural: Bad Bunny x Trump”, por Patricia Mechi, professora da UNILA:
Como visto com suas performances, o artista porto-riquenho vai muito além da música, expressando uma forma complexa de resistência cultural. Mas, além das dimensões mencionadas neste texto, o fundamental da obra, as canções do álbum DTMF divulgam a história de Porto Rico em perspectiva crítica, refletindo sobre memórias, perdas, deslocamentos, violências e resistências, em letras que abordam o turismo predatório, a gentrificação, a migração forçada, a violência colonial e a precarização da vida sob o neoliberalismo.
“Uma cidade com duas cidades e uma história a se contar”, por Ricardo Morel Hartmann, professor da UNILA:
O poder simbólico e cultural de uma universidade com a magnitude da UNILA é incalculável. Somente quem tem o privilégio de ministrar aulas e sentir na pele a gratidão de alunos de toda a América Latina, muitas vezes fugindo de guerras e da total falta de perspectivas, sabe o que é a esperança no olhar do jovem que, agora, passa a vislumbrar um futuro possível.
“Todos os caminhos levam à integração regional”, por Diana Araujo Pereira, professora e reitora da UNILA:
O sonho da integração regional, no âmbito educativo, ganhava contornos materiais e objetivos cada vez mais consolidados, alinhados ao recém-criado Mercado Comum do Sul (Mercosul), de 1991 – um bloco que visava impulsionar o desenvolvimento regional. Décadas depois, em 2010, a UNILA finalmente deixa de ser uma boa ideia e passa a ser realidade para a sociedade local.
Para ler os outros textos já publicados pela coluna e saber como submeter conteúdos, acesse.