Você está aqui: Página Inicial > Informes > Cinema e audiovisual
conteúdo

Institucional

Cinema e audiovisual

Filme “Pasajeras”, de docentes e egressas da UNILA, integra a Mostra Cineastas Latino-Americanas Contemporâneas, realizada pela Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
publicado: 12/11/2025 16h30, última modificação: 12/11/2025 17h31

Dirigido pela cineasta e docente da UNILA Fran Rebelatto, o  filme “Pasajeras” compõe a Mostra Cineastas Latino-Americanas Contemporâneas, que está sendo realizada pela Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, até 30 de novembro. A programação reúne filmes recentes dirigidos por mulheres de diferentes países da América Latina, em produções de perfil autoral e singular, que se destacam pela liberdade criativa e pela forma de abordar questões contemporâneas.

Entre as cineastas participantes da mostra, destacam-se Paz Encina (Paraguai), Dominga Sotomayor (Chile), Claudia Llosa (Peru), Mariana Rondón (Venezuela), Gessica Geneus (Haiti), entre outras, a exemplo da docente Fran Rebelatto. O filme “Pasajeras” também tem, por trás de suas câmeras, o trabalho das professoras do curso de Cinema e Audiovisual Virginia Osório Flores, que fez a montagem da obra, e Kira Pereira, responsável pela captação de som. A obra contou, ainda, com uma equipe composta por egressas do curso.

A mostra contará com 20 filmes latino-americanos e 40 sessões, e busca ampliar a visibilidade de obras realizadas fora das grandes cadeias de produção, que expressam a diversidade das formas de criar arte, de propor ficções e de construir novos olhares sobre o mundo. Nesse contexto, destaca-se a participação do filme “Pasajeras”, realizado integralmente na fronteira, em uma mostra que reúne cineastas de renome e relevante trajetória no continente.

Para quem quiser conhecer mais sobre o processo de criação do filme, é possível ter acesso ao Caderno Maloca “Pasajeras: dinâmicas do território no fazer cinema”, que reúne textos das professoras e realizadoras.

registrado em: , ,