Institucional
Boletim Pingado de Prosa
O Boletim do projeto Pingado de Prosa - que reúne dicas e sugestões que podem contribuir com seu dia a dia neste período de isolamento físico – traz, nesta semana uma temática especial: “café e uma boa conversa”. O Pingado é uma iniciativa da Secretaria de Comunicação Social (SECOM) e leva temas do cotidiano aos cafés de Foz do Iguaçu. Enquanto os eventos presenciais não voltam, confira as dicas desta semana:
Eixo 1: o pingado: conhecendo e saboreando um bom café
O café é bebida mais consumida e difundida nos quatro cantos do mundo, mas pouco se conhece de sua história. Por isso, o Boletim sugere uma visita ao site da organização internacional do café.
No mundo todo, bilhões de pessoas consomem café todos os dias, mas muitas delas desconhecem algumas técnicas básicas para o melhor aproveitamento deste grão precioso e para uma bebida de qualidade. O Pingado de Prosa sugere a leitura deste artigo do Clube do café: "6 dicas para preparar um bom café".
O café, mais do que a bebida preferida de boa parte das pessoas, está presente no mundo das artes, do artesanato e das habilidades manuais. Confira formas criativas de expressão artística remetendo ao café.
O café é um produto fundamental nas economias de diversos países. Na América Latina, sabe-se bem de sua centralidade para a história, economia e formação social da Colômbia e do Brasil. A CEPAL organizou uma publicação que trata da importância da economia do café no mundo e o papel da economia cafeeira para a América Latina.
Muitas pessoas se perguntam sobre os benefícios e os malefícios de se tomar café por conta da cafeína. A respeito do tema, o Pingado de Prosa sugere a leitura desta reportagem da Revista Galileu.
O café se tornou sinônimo de estabelecimento, de lugar, de encontro. Café e cafeteria já fazem parte do nosso cotidiano. Neste período de quarentena, as pessoas sentem falta de frequentar seus cafés preferidos. O Pingado de Prosa sente falta de estar com vocês nestes espaços. Agora, você conhece a lista das cafeterias mais interessantes do planeta? O blog Grão Gourmet preparou uma lista especial para viajarmos por estes lugares e suas histórias.
Café e suas múltiplas formas. Existe café para todos os gostos e paladares, mas nem sempre sabe-se bem quais são os tipos mais populares e presentes nos menus dos estabelecimentos mais requintados ou mais populares. Sobre isso, o blog culinário Tudo Gostoso pode auxiliar. Confira.
Eixo 2: A prosa: Uma boa conversa
- Diálogos e cinema
Dica de filme: Um dos melhores diálogos do cinema contemporâneo está no filme “Os dois papas” (2019) . É possível perceber os conflitos existenciais e a humanidade em toda sua imperfeição na trajetória de homens homens que se tornaram líderes da igreja católica no século 21.
Série documental: The story of us (2017) with Morgan Freeman. Está série da Nat Geo confronta os espectadores com importantes dilemas éticos e morais da humanidade, e os coloca diante de conflitos, mudanças. Diferentes culturas, povos, tradições. A série traz diálogos memoráveis com grandes personalidades, líderes mundiais e lideranças comunitárias, em diferentes partes do mundo.
- Diálogos, reflexões, livros e mais livros
Quando se pensa em conversa boa, um bom papo e uma boa prosa sabe-se que o universo literário conta com oportunidades únicas. Pensando nisso, o Pingado traz algumas dicas de editoras que estão disponibilizando e-books gratuitamente nestes tempos em que um bom livro e uma xícara de café podem ser os seus melhores amigos.
A editora Boitempo liberou diversos e-books gratuitos e outros com desconto (até o dia 1º de maio). Já a Amazon também disponibilizou uma série de e-books em diferentes idiomas gratuitamente. Para acessar as obras você precisa instalar o kindle. Existem diversas versões gratuitas, inclusive para desktop e apenas para leitura (reader). Confira os livros e faça a pesquisa e-books gratuitos.
- Dica de entrevista/lives de quarentena
Série Visões de Mundo: A terapeuta Ayurveda, jornalista e professora de dança flamenca Mônica Nasser entrevista a bióloga e professora Luciana Ribeiro (PPGPPD-UNILA). O tema do bate-papo foi “Meio Ambiente e Pandemia”. Confira (parte 1 | parte 2).