Você está aqui: Página Inicial > Informes > Boas práticas na administração pública
conteúdo

Institucional

Boas práticas na administração pública

UNILA alcança o segundo lugar entre as universidades federais no Ranking da Qualidade da Informação de Custos, organizado pela Secretaria do Tesouro Nacional.
publicado: 29/09/2025 16h31, última modificação: 29/09/2025 17h04

O Ranking da Qualidade da Informação de Custos é uma iniciativa da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que visa incentivar a gestão de custos na Administração Pública Federal, premiando com o Certificado de Boas Práticas as três primeiras colocadas de cada categoria. Entre as universidades federais, a UNILA obteve a nota 6,004, ficando com a segunda colocação no ranking referente a 2023.

“Esse excelente desempenho é fruto do trabalho conjunto de todos os gestores no acompanhamento dos recursos consumidos e da equipe técnica pelo zelo nos registros contábeis e pelo aprimoramento contínuo das informações de custos”, ressalta o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Giuliano Derosso.

A classificação no ranking é obtida considerando indicadores formulados que avaliam os seguintes aspectos:
- Personalização: indício de desenvolvimento de modelo de gerenciamento de custos personalizado;
- Regularidade: registro mensal do consumo do recurso de natureza recorrente;
- Dispersão: consumo linear dos recursos, ou seja, sem apresentar aumentos ou quedas significativos ao longo dos meses;
- Economicidade: indício de redução de custos no consumo dos recursos.

“Desde 2019, quando o ranking foi criado pela STN, a UNILA vem obtendo excelentes classificações, ficando sempre entre as primeiras colocadas”, salienta a chefe da Coordenadoria de Contabilidade e Finanças, Sônia Freire. Além disso, a partir da obrigatoriedade da adoção de sistemas de gerenciamento de custos, imposta pela Norma Brasileira de Contabilidade (NBC TSP 34/2021), a UNILA também vem se destacando no cenário nacional, sendo finalista, em 2022, do 1º Concurso Inovação em Custos no Setor Público e servindo de referência para outras instituições.

“O histórico de premiação demonstra o compromisso e a qualidade do trabalho desenvolvido e coloca a UNILA entre as principais instituições no Ranking da Qualidade da Informação de Custos, dentre os órgãos da administração pública federal”, complementa Derosso.

O relatório completo do ranking está disponível no site da STN. Já as informações sobre o Sistema de Custos da UNILA podem ser encontradas na página da PROPLAN. Em caso de dúvida, entre em contato com os servidores Daiane Nottar e Euzébio Oliveira, ambos lotados no Departamento de Finanças (DEFIN), que são responsáveis pela apuração e divulgação das informações de custos.