Você está aqui: Página Inicial > Informes > Biotecnologia
conteúdo

Vida Universitária

Biotecnologia

Discentes da UNILA participam do 10º Encontro Nacional de Estudantes de Biotecnologia, em Brasília. Universidade foi escolhida como sede da próxima edição do evento, em 2025.
publicado: 14/08/2024 15h50, última modificação: 14/08/2024 18h05

Com o apoio do Edital de Fretamento do ILACVN, 33 discentes do curso de Biotecnologia - Bacharelado realizaram uma viagem a Brasília/DF, no dia 31 de julho. Na oportunidade, os estudantes participaram do 10º Encontro Nacional de Estudantes de Biotecnologia (Núcleo’24), promovido pela Liga Nacional dos Acadêmicos em Biotecnologia (LiNAbiotec), com sede na capital federal. O Polo UNILA da Liga, presidido por Maria Catalan e Aline Lima, não mediu esforços para fazer seus associados estarem presentes neste evento devido à grande importância do encontro para a movimentação da regulamentação da profissão.

O Encontro contou com a participação de políticos, empresários e doutores na área, mostrando o avanço da Biotecnologia no país e seus desafios. Durante a semana do evento, os participantes puderam acompanhar palestras sobre empreendedorismo, ética, desenvolvimento de biomoléculas e outros, além de participar de minicursos nas mais diversas áreas, como melhoramento vegetal, astrobiologia e perícia criminal.

Além disso, três estudantes da UNILA estiveram no pódio da competição de Hackathon, garantindo uma visita técnica exclusiva na sede de trabalhos da Sabin Diagnóstico e Saúde. Os outros acadêmicos puderam conhecer a instalação da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, acompanhados por pesquisadores que trabalham na melhoria de produto de origem biológica.

Núcleo’25

Para finalizar o evento, a UNILA foi nomeada sede da próxima edição do Encontro Nacional de Estudantes de Biotecnologia, intitulado Núcleo’25, que terá a temática em guarani “Ñande Ha' Pe Futuro” (Nós Somos o Futuro) e está previsto para acontecer no meio do ano de 2025. “Para nós foi uma alegria sem limites. É a nossa oportunidade de mostrar o porquê somos diferentes e, principalmente, o que tanto prezamos: integração. Não vamos medir esforços para que a fronteira conheça uma Biotecnologia unida, forte e atuante”, comemora a estudante Maria Catalan.

O professor Samuel Henrique Kamphorst, vinculado ao ILACVN e ao curso de Biotecnologia, que acompanhou os discentes no evento em Brasília, descreve que a motivação e o entusiasmo demonstrados pelos estudantes da UNILA destacam a importância do objetivo do Edital de Fretamento do ILACVN, que é promover a participação em eventos acadêmico-científicos para a formação de futuros profissionais na área de biotecnologia. “A presença ativa e o desempenho da UNILA durante o evento foram notáveis, culminando no convite para sediar a próxima edição da Liga em 2025”, afirma o docente.