Ensino
Biotecnologia
A turma do sexto semestre do curso de Biotecnologia participou, no último dia 20, de uma aula prática da disciplina de “Biotecnologia e melhoramento vegetal", ministrada pelo professor visitante Samuel Henrique Kamphorst. Na oportunidade, foi realizada a implementação de um ensaio para caracterização morfológica de 12 variedades de feijão. Para o desenvolvimento da atividade, houve a revitalização da horta localizada atrás do ginásio da Unidade Jardim Universitário.
“Essa disciplina tem uma parte da carga horária que é prática. E, nas primeiras aulas, diagnostiquei que os estudantes não tinham experiência com as principais culturas cultivadas na agricultura. Dessa forma, pensei em projetar um experimento no campo para que, de fato, eles se aproximassem de uma realidade agrícola, isto, por meio da observação dos estágios fenológicos da cultura do feijoeiro”, explica Kamphorst.
De acordo com o docente, fizeram parte desse experimento tanto variedades locais – cultivadas por agricultores tradicionais – quanto variedades comerciais. “O ensaio colocado próximo ao ginásio do Jardim Universitário tem a finalidade de aplicar os descritores mínimos da cultura, que são normas técnicas emitidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para proteção de cultivares, mas que também podem ser utilizados para a caracterização de recursos genéticos”, completa.