Você está aqui: Página Inicial > Informes > Biblioteca Virtual em Saúde
conteúdo

Institucional

Biblioteca Virtual em Saúde

Bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, importante fonte de conhecimento da área, estão disponíveis para toda a comunidade acadêmica da UNILA.
publicado: 08/09/2023 14h35, última modificação: 08/09/2023 14h35

A BIUNILA reforça que o acesso a uma importante fonte de conhecimento da área da saúde está disponível para a comunidade acadêmica da UNILA: são as bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, também conhecido como BIREME. Essas bases de dados reúnem uma coleção diversificada e colaborativa de repositórios de informação em saúde e são projetadas para atender às necessidades específicas de pesquisadores, estudantes e profissionais da área. 

Se você ainda não está familiarizado com esses recursos, confira, abaixo, algumas razões pelas quais essas bases de dados são fundamentais para a comunidade acadêmica e como podem auxiliar nos processos de pesquisa e aprendizado:

1. Especialização: cada base de dados da BVS é especializada em um campo particular da saúde, abrangendo áreas como medicina, enfermagem, odontologia, epidemiologia e muito mais. Isso significa que você pode acessar informações altamente relevantes para sua área de estudo.

2. Conteúdo Específico: as bases de dados contêm uma variedade de recursos, incluindo artigos científicos, estudos clínicos, protocolos de tratamento, diretrizes de prática clínica e outras informações cruciais que podem informar sua pesquisa ou prática.

3. Filtragem Avançada: você pode usar ferramentas de pesquisa avançada dentro de cada base de dados para refinar suas consultas e encontrar resultados específicos para sua pesquisa.

4. Acesso Multilíngue: muitas das bases de dados oferecem informações em vários idiomas, facilitando a busca de dados.

5. Atualizações Constantes: as bases de dados são continuamente atualizadas para fornecer informações atualizadas e relevantes.

6. Apoio à Pesquisa Científica: essas bases de dados são uma fonte inestimável de referências bibliográficas, permitindo que você rastreie e explore as pesquisas existentes em seu campo.

Para mais informações, acesse a página da BIUNILA.

Curso gratuito

O Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME) também está oferecendo o curso "Acesso e uso da informação científica em saúde", que visa auxiliar os participantes a desenvolverem competências técnicas para realizar uma busca de informação científica de forma eficiente, no âmbito da saúde. Com duração de 40 horas, o curso é aberto, autoinstrucional e sem prazo para conclusão. 

Em caso de dúvidas sobre acesso às bases de dados, entre em contato pelo e-mail referencia.biunila@unila.edu.br. 

registrado em: , ,