Ensino
Aula inaugural da Licenciatura Intercultural Indígena
O curso de Licenciatura Intercultural Indígena (no território Yvy Mbyte) promove sua aula inaugural no dia 27 de agosto, às 19h, no auditório da Unidade Jardim Universitário. O evento terá a participação online da professora Rosilene Tuxa, diretora de Políticas de Educação Escolar Indígena do MEC.
Após a aula, será realizado um debate com a professora Maria Aparecida Mendes de Oliveira, diretora da Faculdade Intercultural Indígena da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), e com o professor Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, coordenador do curso Teko Arandu.
Para receber a certificação, é necessário inscrever-se via SIGEventos.
Sobre o curso
Vinculado ao Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade), no âmbito da UNILA, a Licenciatura Intercultural Indígena - no território Yvy Mbyte tem como objetivo promover a formação de professores(as) Guarani para atuação na Educação Básica. O curso é voltado ao Povo Guarani que vive na região do Yvy Mbyte (centro do território Guarani), área de influência do Paraná Rembe'y (moradores nas margens do Rio Paraná). Esse território abrange o oeste paranaense (municípios de Guaíra, Terra Roxa, Santa Helena, Itaipulândia, São Miguel do Iguaçu e Diamante D'Oeste); o leste do Paraguai (Departamento do Alto Paraná e Canindeyú); e o nordeste da Argentina (Província de Misiones).
Ao concluir a graduação, o(a) estudante terá uma formação comum para a docência nos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, com ênfase nas áreas das Ciências Humanas e Linguagens. A carga horária total da graduação é de 3.210 horas/aula, com organização em regime semestral e duração prevista de quatro anos.