Institucional
Auditoria Interna
A Associação internacional "The Institute of Internal Auditors" escolheu maio como o mês da conscientização da Auditoria Interna. Atividade independente e objetiva de avaliação e de consultoria, a Auditoria Interna foi desenhada para adicionar valor e melhorar as operações de uma organização.
Ela deve buscar auxiliar as instituições a realizarem seus objetivos, a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada, para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de governança, de gerenciamento de riscos e controles internos.
Na UNILA, a unidade de Auditoria Interna realiza trabalhos de avaliação e de consultoria à gestão da Universidade. As atividades resultam em propostas que visam aperfeiçoar as práticas administrativas, auxiliar na tomada de decisão mais assertiva, identificar oportunidades de melhoria e demonstrar possíveis riscos. Todos os relatórios de auditoria estão disponíveis na página da unidade.
“A Auditoria Interna realiza seus trabalhos, seja de avaliação ou de consultoria, sempre com o objetivo de agregar valor às organizações. Por meio das nossas avaliações e consultorias, podemos auxiliar as organizações a controlar seus riscos e trilhar um caminho mais seguro para o cumprimento de sua missão. Atuando com independência e objetividade e contando com o importante apoio dos gestores, a AUDIN torna-se uma ferramenta poderosa para a promoção de uma administração pública mais eficiente. Ela deve ser vista como algo maior do que simplesmente uma atividade meramente investigativa que existe apenas para apontar problemas", ressalta a chefe da Auditoria Interna da UNILA, Lisandra Moraes.
Noelle Fritzen, servidora da Auditoria Interna da Universidade, reforça que a atividade é uma importante ferramenta de orientação e consultoria para a Instituição. “A Auditoria Interna oferece robusta agregação de valor nas operações da organização, prestando-se à identificação de pontos com necessidade de fortalecimento, à entrega de serviços de qualidade e minimização de riscos, com objetivo de fomentar a confiança na tomada de decisões da gestão. O alcance do trabalho de auditoria se estende muito além da percepção de irregularidades e fraudes. Sua contribuição em termos de controles, avaliação de implementação de políticas, efetividade de normas, identificação de benefícios e riscos de forma sistemática recai para benefício de toda a coletividade”, complementa.