Você está aqui: Página Inicial > Informes > Atividades de extensão durante a pandemia

Atividades de extensão durante a pandemia

A PROEX mantém o entendimento de que as ações de extensão aconteçam, preferencialmente, de maneira remota; confira as orientações
publicado: 02/09/2020 15h28, última modificação: 02/09/2020 15h28

Diante do atual cenário, a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) vem empenhando-se para orientar de forma adequada a operacionalização de suas atividades, com segurança para a comunidade acadêmica extensionista e para os membros da sociedade com quem dialoga e se relaciona, sem prejuízo a nenhuma das partes. Nesse sentido, a PROEX compreende as dificuldades enfrentadas pelos coordenadores de ações de extensão para implementar, na prática, suas atividades, e coloca-se à disposição para apoiar naquilo que for necessário e dentro de suas possibilidades de atuação. Acesse as orientações da Pró-Reitoria: Informe sobre as atividades da PROEX | Ferramentas de apoio para as atividades de extensão a distância | Comunicado Covid-19.

Tendo em vista que a melhor forma de evitar o contágio da Covid-19 ainda é o distanciamento físico, a PROEX mantém o entendimento de que as ações de extensão aconteçam, preferencialmente, de maneira remota, quando for possível, e sempre adotando as medidas de prevenção e segurança recomendadas pela OMS. Para tanto, a Pró-Reitoria orienta que:

• As ações de extensão já aprovadas no SIGAA que, mesmo diante das possibilidades apresentadas, sejam inviáveis de serem executadas, deverão ter as atividades concluídas antes do prazo inicialmente proposto, mediante envio de Relatório Final. É importante que nesse relatório haja a descrição do que foi possível realizar no período em que a ação esteve ativa - lembrando que a ação concluída poderá ser renovada posteriormente. Nesse caso, o coordenador deverá entrar em contato pelo e-mail sigaa.extensao@unila.edu.br para receber as orientações para a conclusão da ação no sistema;
  • Em relação às ações que possuem bolsistas, é obrigatório comunicar à PROEX caso haja inviabilidade na execução de atividades pelo estudante remunerado. O coordenador deverá entrar em contato pelo e-mail deaex.proex@unila.edu.br para que a Pró-Reitoria proceda com o desligamento da bolsa, caso a ação seja concluída ou não esteja acontecendo;
  • No caso das ações que estão acontecendo de forma remota, independente das plataformas onlines escolhidas ou utilização de outras ferramentas, é imprescindível que as atividades (cursos, eventos, etc) estejam registradas no SIGAA Extensão, para que sejam certificadas.

Não estão previstas a suspensão temporária ou a prorrogação das ações, devido a questões operacionais dos editais e do sistema, bem como à impossibilidade de utilização dos recursos financeiros do corrente ano no exercício seguinte, no caso de ações que possuem bolsistas.
A PROEX ressalta o seu compromisso e apoio às ações de extensão neste momento tão peculiar e difícil vivido pela população mundial, bem como está certa da colaboração e do apreço da comunidade acadêmica com o trabalho realizado pela Extensão.

Foi disponibilizado, ainda, um formulário para que sejam informadas a ocorrência da ação e a execução (ou a possibilidade de) das atividades extensionistas por meio remoto. As respostas deverão ser encaminhadas até o dia 20 de setembro. O preenchimento do formulário é importante para que a PROEX possa disponibilizar à comunidade as informações sobre participação nas atividades de extensão. A Pró-Reitoria está à disposição para receber sugestões e para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.