Você está aqui: Página Inicial > Informes > Atividades de campo
conteúdo

Ensino

Atividades de campo

Programas de Residência Pedagógica (Capes/UNILA) e de Estágio Supervisionado do curso de Geografia desenvolvem trabalho de campo para tratar da temática da segregação socioespacial na cidade.
publicado: 28/09/2023 16h40, última modificação: 28/09/2023 16h55

No dia 18 de setembro, o Programa de Residência Pedagógica (Capes/UNILA) e o Programa de Estágio Supervisionado do curso de Geografia da UNILA realizaram seu primeiro trabalho de campo, em Foz do Iguaçu. O objetivo da ação foi abordar a segregação socioespacial na cidade  tema de atividades do conteúdo programático da disciplina de “Geografia”, do Colégio Estadual Cataratas do Iguaçu.

O trajeto elaborado visou praticar a observação em campo dos fenômenos de transformação no tempo do espaço geográfico, discutidos em sala de aula, além de ampliar as práticas pedagógicas, a fim de oferecer maior suporte aos processos de ensino-aprendizagem.

A equipe que organizou e executou essa primeira atividade contou com o professor de Geografia do Colégio, Alan César Saraiva Rosa, e os discentes de Geografia da UNILA Camila Alejandra Tobías López, Fabiola Loide Vicente Estingelin, Fellipe Thiago Lopes Carvalho e Jefferson Diego dos Santos (todos residentes do Programa Residência Pedagógica). Dentre as principais atribuições do Programa está o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. Na mesma equipe está, ainda, o discente David Emmanuel Salgueiro Miranda, pertencente ao Programa de disciplinas de Estágio Supervisionado do curso de Geografia, coordenado nesta etapa pela professora Leia Aparecida Veiga (UNILA), também organizadora da atividade de campo.

A boa aceitação entre os professores e alunos do Colégio fomentou novas oportunidades à equipe de residentes e estágio supervisionado, que agora prepara duas novas atividades: uma visita ao campus e laboratórios do Jardim Universitário, com atividades de demonstração de uso de drone; e outra interdisciplinar, que abarque outras disciplinas do Colégio, junto às atividades de Geografia dos residentes, e também envolvendo visitas a locais da cidade e Universidade.

Localizado no bairro Três Bandeiras, o Colégio Estadual Cataratas do Iguaçu tem como coordenador da equipe de residentes, no curso de Geografia, o professor Diego Moraes Flores (UNILA) e como coordenador geral do Programa Residência Pedagógica na UNILA o professor Sérgio Henrique de Oliveira Teixeira. O curso de Geografia conta, ainda, com duas outras equipes de residentes nos colégios Paulo Freire (Vila C) e Mariano C. Paganoto (Jardim Petrópolis), realizando atividades correlatas.