Ensino
Alunos especiais
Por meio do Edital nº 02/2026, o Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGEDU) lançou o processo seletivo de alunos especiais para o primeiro semestre de 2026. Estão sendo ofertadas 40 vagas distribuídas em quatro disciplinas. As inscrições poderão ser feitas de 12 a 18 de fevereiro, via SIGAA.
Para efetuar a candidatura, são necessários os seguintes documentos: carta de interesse, dirigida ao professor da disciplina, apresentando as razões em querer cursá-la: cópia do diploma ou certificado de conclusão de curso superior; cópia do histórico escolar integral da graduação; cópia do RG ou CNH ou CRNM ou DNI ou Passaporte; e certidão de quitação eleitoral (somente para brasileiros).
A divulgação do resultado final está prevista para o dia 9 de março, e o início das aulas será na semana de 16 de março. Em caso de dúvida, entre em contato pelo e-mail secretaria.ppgedu@unila.edu.br.
Confira as informações sobre as disciplinas:
Educação escolar inclusiva na América Latina
- Número de vagas: 10
- Professora: Ana Paula Araujo Fonseca
- Horário das aulas: sábado, das 8h às 12h (a cada 15 dias)
Trabalho, Estado, educação e políticas para a formação de professores para a educação básica na América Latina
- Número de vagas: 10
- Professoras: Márcia Cossetin e Juliana de Fátima Serraglio Pasini
- Horário das aulas: quinta-feira, das 19h às 23h
Políticas linguísticas e educacionais voltadas ao multilinguismo
- Número de vagas: 10
- Professoras: Ligia Karina Andrade e Wagner Barros Teixeira
- Horário das aulas: quarta-feira, das 19h às 23h
Arte, educação e corporeidade
- Número de vagas: 10
- Professoras: Angelene Lazzareti
- Horário das aulas: quarta-feira, das 19h às 23h
Sobre o aluno especial
Aluno especial é aquele que se matricula apenas em disciplinas isoladas, devendo ser cursadas em um semestre. Esse tipo de estudante não tem vínculo regular com o programa de pós-graduação, mas pode vir a tê-lo no futuro, se decidir se inscrever no processo seletivo regular. Neste caso, poderá utilizar o crédito da disciplina já cursada para abater na sua grade obrigatória. Além disso, a disciplina cursada em qualquer programa da UNILA também pode ser aproveitada em cursos de pós-graduação lato sensu de outras instituições de ensino superior.