Você está aqui: Página Inicial > Informes > Aglomero Teatral II
conteúdo

Extensão

Aglomero Teatral II

Evento em comemoração ao Dia Internacional do Teatro será realizado na Unidade Jardim Universitário, de 28 a 31 de março. Toda a comunidade está convidada a prestigiar os espetáculos.
publicado: 21/03/2023 15h29, última modificação: 21/03/2023 15h29

O projeto de extensão “Cote’Coi - Coletivo Teatral”, com o apoio do Departamento de Culturas e Comunicação, promove, de 28 a 31 de março, o evento “Aglomero Teatral II”. As atividades serão realizadas na Unidade Jardim Universitário e tem como objetivo comemorar o Dia Internacional do Teatro e levar à comunidade da Tríplice Fronteira essa arte ancestral/milenar. Nesta edição, o evento contará com apresentação de espetáculos teatrais de Foz do Iguaçu, Medianeira e Marechal Cândido Rondon.

Confira a programação:

Espetáculo "Ensaio"

Data: 28 de março
Horário: 10h
Local: Laboratório C114 - Unidade Jardim Universitário

Sinopse:
Dois atores ensaiam e desmontam algumas cenas da peça "Dois perdidos numa noite suja", do dramaturgo paulista Plínio Marcos. Na trama, a vivência atorial e o processo criativo se mesclam com os conflitos de Paco e Tonho e conduzem os atores aos limites da atuação e da vida. Nesse jogo metateatral, "Ensaio" explora temas atuais e urgentes, como as múltiplas formas de violência que tocam o gênero, a sexualidade e a classe social. O espetáculo é uma parceria entre o Cote’Coi - Coletivo Teatral e a Bonecarte.

Ficha Técnica:
Atuação: André Macedo e Léo Pontes
Direção: André Macedo e Léo Pontes
Pesquisa Dramatúrgica: André Macedo e Léo Pontes

Espetáculo "Rir é o Melhor Remédio"

Data: 29 de março
Horário: 19h
Local: Laboratório C114 - Unidade Jardim Universitário

Sinopse:
“Rir é o Melhor Remédio” é uma obra baseada na encenação de palhaçaria e contação de histórias, com o desejo de fazer rir e, assim, trazer uma forma de terapia para a cura do corpo e da alma. Criada em meio à pandemia de Covid-19, a peça é composta por dois atores que instigam o público à interação ao longo de quase uma hora de apresentação. Juntos, Lucindo Machado e José Alves conduzem o espectador a uma deliciosa viagem recheada de diversão e muito humor. O espetáculo é um trabalho do Grupo Teatral “Os Mala”, de Medianeira. As obras da companhia têm como marca registrada o compromisso com o incentivo à leitura por meio da contação de histórias.

Ficha Técnica:
Atuação: Lucindo Machado e José Alves
Direção: José Alves

Espetáculo "O Nome"

Data: 31 de março
Horário: 19h
Local: Laboratório C114 - Unidade Jardim Universitário

Sinopse:
Uma empregada doméstica relata suas vivências em diferentes casas de família. A cada casa recebia um nome diferente, que deveria aceitar, de acordo com as condições do trabalho. A autora mostra as consequências de outra forma de sequestro de personalidade, que se baseia na negação da identidade de uma pessoa. Há indivíduos que, a partir de diferentes situações de poder, anulam os outros negando suas necessidades, seus direitos, sua peculiar existência simbolizada, por exemplo, no nome daquela pessoa. A partir do texto é possível questionar-se: negar o nome de uma pessoa é tortura? Isso a está alienando? É matá-la? Sim, talvez mais sutilmente, mas sim, é tudo isso. O espetáculo é resultado da parceria entre a Escola Municipal de Artes e Pictoria Cia de Teatro.

Ficha Técnica:
Texto: Griselda Gambaro
Tradução: Fernanda Dacoltivo & Cássia Peres Martins
Interpretação: Cássia Peres Martins
Direção: Paulo Alexandre