Você está aqui: Página Inicial > Informes > Acesso seguro aos sistemas e sites da UNILA
conteúdo

Institucional

Acesso seguro aos sistemas e sites da UNILA

O protocolo HTTPS provê autenticação, integridade e confidencialidade para a troca de dados
publicado: 11/06/2021 16h15, última modificação: 15/06/2021 16h40

É de conhecimento de todos que existem riscos de segurança e privacidade ao navegar na internet. Uma forma de receber e enviar dados de forma segura é por meio da utilização do protocolo HTTPS, o qual provê autenticação, integridade e confidencialidade para a troca de dados entre o computador e o site que está sendo acessado. Para identificar se a comunicação está sendo feita de maneira segura, veja se o endereço do site começa com https:// (por exemplo: https://portal.unila.edu.br/); ou se o desenho de um cadeado fechado é mostrado na barra de endereços (ao clicar sobre ele, detalhes sobre a conexão devem ser exibidos).

Todos os sites e sistemas da UNILA estão disponíveis apenas pelo uso do protocolo seguro. É importante ressaltar, porém, que o HTTPS assegura apenas o trânsito dos dados entre o dispositivo e o servidor do site acessado. Se o dispositivo, seja ele um computador ou um smartphone, estiver comprometido com a instalação de programas não confiáveis (como softwares espiões), pode haver vazamento de dados. 

Para evitar essa situação, é fundamental manter o sistema operacional e aplicativos sempre atualizados (inclusive o navegador web e antivírus), e evitar a instalação de programas cuja origem é desconhecida ou duvidosa, pois eles podem abrir brechas de segurança e expor seus dados. 

Texto: Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTIC)