Você está aqui: Página Inicial > Informes > ABEC Meeting 2023
conteúdo

Institucional

ABEC Meeting 2023

Biblioteca da UNILA participa do principal evento do Brasil para editores científicos e profissionais envolvidos no processo de publicação acadêmica.
publicado: 30/11/2023 16h42, última modificação: 30/11/2023 16h42

Representada pelas bibliotecárias Suzana Mingorance e Francielle Amaral, a Biblioteca Latino-Americana (BIUNILA) esteve presente no ABEC Meeting 2023 – maior evento da editoração científica no País. A atividade foi organizada pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), de 21 a 23 de novembro, no Rafain Palace Hotel & Convention, em Foz do Iguaçu.

Além disso, foram selecionadas pela BIUNILA e participaram como monitoras do evento as discentes da UNILA Ana Lucia Felipe Godoy (Engenharia de Energia), Angélica Meirelles Oliveira (Mestrado em Literatura Comparada), Anyie Lorena Cajamarca Torres (Mestrado em Literatura Comparada), Débora Laurentino Reolon (Relações Internacionais e Integração), Franciely Neves dos Santos (Engenharia de Energia), Milva Elizabeth Veja (Engenharia de Energia) e Samira Beatriz Ribeiro Cirilo de Oliveira (Engenharia de Energia).

A diversificada programação do ABEC Meeting contou com palestrantes nacionais e internacionais e incluiu painéis abordando temas como política editorial, sustentabilidade financeira, ética e integridade, indexação, DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade) e o papel da inteligência artificial na publicação.

Além disso, a ABEC proporcionou à comunidade acadêmica da UNILA a oportunidade de participar do curso "Redação Científica com Inteligência – Natural e Artificial". Sob a orientação dos palestrantes Piotr Trzesniak (UFPE) e Ricardo Limongi França Coelho (UFG), 15 selecionados tiveram a chance de acompanhar o curso presencialmente. Trzesniak é o primeiro secretário da recém-criada Associação Latino-Americana de Editoração Científica (ALAEC), que tem como missão ampliar significativamente o protagonismo global das pesquisas e revistas latino-americanas.

O evento contribuiu significativamente para o avanço da editoração científica no Brasil e América Latina, representou uma excepcional troca de experiências e fortaleceu os laços entre a BIUNILA e a ABEC. A Biblioteca Latino-Americana, comprometida com a excelência acadêmica, continua a trilhar o caminho da inovação e colaboração no campo da produção científica.

registrado em: , ,