Você está aqui: Página Inicial > Informes > A importância da vacinação
conteúdo

Institucional

A importância da vacinação

Quarto texto da série referente à Semana da Saúde de Jovens e Adolescentes trata da imunização como estratégia imprescindível para a saúde pública.
publicado: 21/09/2022 17h25, última modificação: 21/09/2022 17h25

Um dos grandes avanços da ciência é o desenvolvimento de vacinas. Com o objetivo de fortalecer o sistema imunológico, as vacinas estimulam a produção de anticorpos que combatem agentes infecciosos – como vírus e bactérias – e evitam o adoecimento. Além disso, a imunização é uma estratégia imprescindível para a saúde pública, uma vez que, ao prevenir a disseminação de doenças, também evita epidemias. Por isso, é uma ação que fortalece a resposta imune individual e coletiva.

As vacinas estão disponíveis tanto no serviço público de saúde quanto na rede privada. No caso do Sistema Único de Saúde (SUS), elas são oferecidas nas unidades básicas de saúde do município (UBS) e qualquer pessoa, brasileira ou não, pode ser vacinada. Para isso, basta ir à UBS mais próxima levando seus documentos pessoais e seu cartão SUS. É importante apresentar, também, a sua carteira de vacinação, mas, caso você não tenha uma, vá e se vacine mesmo assim. Quem recebe todas as vacinas disponíveis no Programa Nacional de Imunização tem melhor qualidade de vida e proteção a curto, médio e longo prazo.

É impossível falar sobre a saúde do jovem sem citar as vacinas, pois estar com a vacinação em dia, mais do que uma ação individual, é um pacto pela saúde de toda a comunidade. Na Semana da Saúde de Jovens e Adolescentes, o Departamento de Atendimento à Saúde do Estudante (DEAS), da PRAE, reforça a importância da imunização com as orientações da médica Liana Maria Tavares Genovez, que atua na atenção à saúde do discente da UNILA. Neste vídeo, ela fala sobre as vacinas do calendário adulto disponíveis na rede pública de saúde.

Texto: Departamento de Atendimento à Saúde do Estudante (DEAS)

registrado em: , , ,