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F.A.Q. Discentes

publicado 04/09/2020 17h19, última modificação 22/03/2021 17h06
Perguntas frequentes sobre a retomada das aulas em 2021, para discentes

Leia também:
Resolução Nº 8/2020/COSUEN 

 

O Semestre Letivo será 2020.1?

Sim. No entanto, no sistema o Semestre Letivo passará a ser denominado “2020.6”, afim de possibilitar todas as adaptações necessárias, no SIGAA. Lembramos que não haverá qualquer prejuízo ao discente, quanto à contagem de tempo para integralização.

 

Eu preciso me matricular novamente?

Não. A TI fará a migração dos dados de 2020.1 para 2020.6. Você deve apenas conferir a sua matrícula, acessando o Atestado de Matrícula, no seu Portal de Discente. 

 

Como escolho o componente curricular que quero realizar no retorno de 2020.1 (2020.6)? Como será a matrícula?

1. Todas as turmas com seus respectivos horários e matrículas serão migradas de forma automática de 2020.1 para 2020.6 por meio do SIGAA.

2. Cabe a cada Curso de Graduação decidir sobre a manutenção das turmas como estavam em 2020, ou se serão feitas alterações, que podem ser diversas, troca de docente, de horário, concentrar a oferta, e até mesmo cancelar a turma. Para melhores detalhes entre em contato com a secretaria de seu curso.

3. De 08/02 até 11/02, teremos um período para ajuste de matrícula online referente ao período 2020.6, onde os discentes poderão fazer as alterações que julgarem necessárias em suas matrículas.

Para os alunos de graduação, o ajuste de matrícula será realizado pelo Portal do Discente no SIGAA, pelo caminho Portal Discente -> Matrícula On-line -> Solicitar matrícula on-line em “Período Suplementar”(2020.6).

Para matricula em TCC (atividade), a solicitação deve ser feita em Portal Discente -> Solicitações > Matricula em TCC - Anexar Termo de Compromisso. Atente-se que, para TCC, há uma data limite no Calendário Acadêmico.

Caso não consiga realizar sua matrícula entre em contato com a secretaria de seu curso.

Atente-se ao Calendário Acadêmico.

 

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Quando se iniciam e finalizam as disciplinas?

O período letivo 2020.6 será de 18/02/21 -- 01/06/21

Como foi informado os Cursos de Graduação em 2020.6 podem optar por manter os horários dos componentes de 2020.1, altera-los ou concentra-los. A duração de cada componente depende do seu cronograma específico, divulgado pela Coordenação de Curso, podendo haver componentes curriculares sendo finalizados a qualquer momento.

Para melhores detalhes entre em contato com a secretaria de seu curso. 

 

Se eu não cursar o retorno de 2020.1 (2020.6), o que acontece?

O discente tem a opção de cursar os componentes, fazer ajustes de matrícula, nos prazos estabelecidos, ou trancar seu curso. Caso o discente opte por não cursar 2020.6, ele deve cancelar suas matrículas ou fazer o trancamento de curso, caso contrario pode ser reprovado nos componentes curriculares em que estiver matriculado.

Instrução Normativa PROGRAD nº. 06/2020

Art. 14. Os discentes que optarem por não cursar os componentes em que se matricularam no período letivo presencial de 2020.1, incluindo-se TCC e estágio, ou no Período Especial Emergencial por razões comprovadas de dificuldades de acesso digital ou por situações pessoais específicas ou de saúde que justifiquem tal impossibilidade, deverão solicitar o trancamento no(s) componente(s) e terão prioridade de matrícula no ensino presencial, quando o componente for ofertado regularmente para novas turmas.

§1º As solicitações, devidamente documentadas deverão ser feitas na aba “Solicitações” no Portal do Discente, no SIGAA.

§2º A análise das justificativas e comprovações de que trata o caput será feita pelos colegiados de curso, em conjunto com as secretarias acadêmicas e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

§3º O resultado das análises deverá ser publicado em Edital pelo Instituto.

 

Como faço para trancar a matrícula em componente curricular ofertado no retorno de 2020.1 (2020.6)?

Será disponibilizado um período para trancamento (fique atento ao Calendário Acadêmico). O trancamento poderá ser feito pelo portal do discente no SIGAA. 

Trancamento parcial (de componentes): Portal Discente > Solicitações > Trancamento parcial 2020.6

Trancamento Total: Portal Discente > Solicitações > Trancamento Total de Curso.

 

Se eu não conseguir prosseguir com o retorno de 2020.1 (2020.6), o que devo fazer? O que acontece?

O discente tem a opção de cursar os componentes, fazer ajustes de matrícula, nos prazos estabelecidos, ou trancar seu curso. Caso o discente opte por não cursar 2020.6, ele deve cancelar suas matrículas ou fazer o trancamento de curso, caso contrario pode ser reprovado nos componentes curriculares em que estiver matriculado. Para os discentes, os trancamentos não serão computados no histórico escolar. 

Instrução Normativa PROGRAD nº. 06/2020

Art. 14. Os discentes que optarem por não cursar os componentes em que se matricularam no período letivo presencial de 2020.1, incluindo-se TCC e estágio, ou no Período Especial Emergencial por razões comprovadas de dificuldades de acesso digital ou por situações pessoais específicas ou de saúde que justifiquem tal impossibilidade, deverão solicitar o trancamento no(s) componente(s) e terão prioridade de matrícula no ensino presencial, quando o componente for ofertado regularmente para novas turmas.

§1º As solicitações, devidamente documentadas deverão ser feitas na aba “Solicitações” no Portal do Discente, no SIGAA.

§2º A análise das justificativas e comprovações de que trata o caput será feita pelos colegiados de curso, em conjunto com as secretarias acadêmicas e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

§3º O resultado das análises deverá ser publicado em Edital pelo Instituto.

 

Como vão funcionar as reprovações durante o no retorno de 2020.1 (2020.6)? 

Caso o discente opte por não cursar o retorno de 2020.1 (2020.6), ele deve cancelar suas matrículas ou fazer o trancamento de curso, caso contrário pode ser reprovado nos componentes curriculares em que estiver matriculado. As reprovações serão registradas normalmente no histórico escolar de graduação do discente.

 

Se eu reprovar no componente, terei meu registro excluído?

Não. Como trata-se da retomada das atividades, todas as regras dos semestres regulares serão aplicadas, exceto para questões específicas determinadas pela COSUEN, como a possibilidade de aulas no formato remoto, entre outras.

 

Finalizei os componentes curriculares no retorno de 2020.1 (2020.6). Eles têm alguma validade para a conclusão de meu curso ou são apenas atividades adicionais?

Sim, terão validade. Os componentes curriculares integralizados durante o retorno de 2020.1 (2020.6) serão registrados no histórico e considerados para fins de conclusão do curso, conforme o Projeto Pedagógico de seu curso, PPC.  

 

O prazo para integralização do curso continua contando?

Sim, o retorno de 2020.1 (2020.6), vai ser contabilizado para a contagem do tempo de graduação de todos dos discentes nos prazos de integralização dos cursos.

Também foi adicionado ao prazo de integralização curricular o período de um semestre letivo a todos os discentes com matrícula ativa no período 2020.1 na UNILA.

 

Em que plataforma acompanharei as atividades dos componentes curriculares em que eu estiver matriculado?

Você deverá acompanhar a Turma Virtual do SIGAA, normalmente, onde deverão ser registradas todas as atividades. Mas, fique atento! Os docentes poderão utilizar ambientes virtuais complementares para a realização de atividades e disponibilização de materiais.

 

Como faço para utilizar os materiais fora do ambiente virtual de aprendizagem?

Os materiais servem para estudo pessoal do discente. Todos os materiais disponibilizados nos ambientes virtuais de aprendizagem têm garantidos os direitos autorais, por isso é necessário observar as autorizações de replicação desses conteúdos em outras plataformas de acordo com cada docente. Também são resguardados os direitos de imagem e som dos docentes e discentes, não podendo estes serem divulgados sem autorização em outros meios.

 

Como eu consigo acessar a Norma sobre a Retomada das Atividades?

 Acesse aqui a  Resolução nº 8/2020/COSUEN 

 

Como eu consigo acessar a Norma sobre a organização do Semestre Letivo (ofertas e matrículas)?

Acesse o site https://portal.unila.edu.br/prograd/instrucoes-normativas. Nele, você deverá buscar a IN PROGRAD nº 06/2020 

 

Como eu acesso o Calendário Acadêmico?

O Calendário acadêmico está disponível em na página: https://portal.unila.edu.br/estudantes/calendario-academico-da-graduacao-2020 

 

Informações adicionais:  

* Em caso de dúvidas sobre a oferta de turmas e matrículas, encaminhar e-mail para a Secretaria Acadêmica de Apoio ao Curso, ou para a Coordenação de Curso.

* Em caso de dúvidas sobre o funcionamento do Semestre Letivo, encaminhar e-mail para prograd.deaca@unila.edu.br.

* Em caso de dúvidas sobre Estágios Obrigatórios, Atividades e TCC, encaminhar e-mail para 

* Para questões relacionadas a Programas tais como Monitoria, PET e outros. Ou ainda, sobre Prorrogação de Prazo de Conclusão, encaminhar e-mail para prograd.daad@unila.edu.br.

 

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