Processo Seletivo
Inscrições para a Residência Multiprofissional da UNILA estão abertas até o dia 5 de setembro
Até o dia 5 de setembro estão abertas as inscrições para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UNILA. São ofertadas 12 vagas para profissionais de saúde, com duas vagas reservadas para cada uma das seguintes áreas: Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Odontologia e Saúde Coletiva.
A seleção será realizada por meio do Exame Nacional de Residência (Enare), coordenado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Os profissionais selecionados terão direito a bolsas financiadas pelo Ministério da Educação. O Edital e outras informações estão disponíveis na Área do Candidato.
O Enare – que em 2024 oferece 8.721 vagas em 163 instituições por todo o Brasil – é um processo seletivo unificado que inclui tanto residências médicas quanto uni e multiprofissionais. Após a realização da prova, marcada para 20 de outubro em 60 cidades, os candidatos poderão escolher a instituição e o programa de residência conforme sua pontuação, num sistema semelhante ao Enem/Sisu.
A Residência
O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UNILA é uma pós-graduação lato sensu, com uma carga horária total de 5.760 horas, distribuídas entre atividades teóricas e práticas. Ao longo de dois anos, os residentes terão uma imersão profunda no Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente no âmbito da Estratégia Saúde da Família (ESF), visando desenvolver um novo perfil de profissional de saúde, comprometido com a atenção integral e humanizada.
Com uma metodologia que integra teoria e prática, o curso propõe a construção de habilidades e atitudes que priorizem a promoção da saúde, a prevenção de doenças e o cuidado continuado das pessoas, famílias e comunidades. Os residentes atuarão não apenas na Atenção Primária, mas também em contextos de referência especializada e hospitalar, contribuindo para a consolidação da saúde da família na região.
As bolsas para os profissionais selecionados são de responsabilidade do Ministério da Educação, e a expectativa é de que o programa induza mudanças significativas no modelo assistencial, fortalecendo a integralidade do cuidado e as necessidades de saúde da população nas Unidades de Saúde da Família (USF).
Outras informações estão disponíveis na página do Programa.
Com informações do Ministério da Educação