conteúdo

Apresentação

publicado 08/12/2017 12h06, última modificação 23/10/2023 10h32
Apresentação da Residência Multiprofissional em Saúde da Família

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família é um curso de pós-graduação na modalidade lato sensu, que possui uma carga horária total de 5.760 horas, divididas em 20% teóricas e 80% práticas. A carga horária semanal do residente é de 60 horas. O curso tem duração de dois anos e, ao final, o pós-graduando obterá o título de Especialista em Saúde da Família na modalidade Residência.

São oferecidas 12 vagas para profissionais graduados na área da saúde, sendo duas vagas em cada uma das seguintes áreas: Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Odontologia e Saúde Coletiva. Os profissionais selecionados terão bolsas a serem liberadas sob total responsabilidade do Ministério da Educação.

O Programa visa induzir mudanças no modelo assistencial, uma vez que envolve os diferentes protagonistas da formação, ou seja, ensino e serviço trocando experiências e compartilhando o processo educativo no cotidiano do trabalho da Estratégia Saúde da Família (ESF). Todos aprendem nessa relação, na medida em que se desenvolve um novo perfil de profissional de saúde, humanizado e comprometido com o saber e poder coletivo, único capaz de responder às reais necessidades de saúde das pessoas, famílias e da comunidade.

As atividades a serem realizadas no curso contribuirão para a produção de tecnologias assistenciais e gerenciais, com vistas ao apoio e à consolidação da saúde da família na região. Além disso, a metodologia do curso privilegia a integração entre teoria e prática e o desenvolvimento de conteúdos que permitam sustentar a construção de habilidades e atitudes adequadas às concepções e ao processo de trabalho na ESF. Nesse contexto, busca-se o desenvolvimento de práticas que rompam o paradigma biomédico e priorizem as ações de diagnóstico da situação de saúde, bem como a promoção, proteção, prevenção e o cuidado continuado das pessoas, famílias e comunidades.

O trabalho da ESF não se restringe ao espaço da Atenção Primária à Saúde, mas inclui outros contextos produtivos da área, como os serviços de referência especializada e hospitalar, que contemplam a integralidade da atenção à saúde na estratégia Saúde da Família, no âmbito do Sistema Único de Saúde.

A Residência Multiprofissional será desenvolvida tendo três eixos estruturantes: a aprendizagem no trabalho, as necessidades de saúde da população do território das Unidades de Saúde da Família (USF) e a integralidade do cuidado. A inserção dos residentes no serviço de saúde deverá ser efetiva, potencializando o vínculo e o compromisso com pacientes, famílias e comunidade.