Você está aqui: Página Inicial > Mestrado > Mestrado em História > Normas do Programa > Solicitação de Diploma

Solicitação de Diploma

publicado 14/12/2023 13h55, última modificação 14/12/2023 14h00
Procedimentos após a defesa da dissertação

SOLICITAÇÃO DE DIPLOMA

Abaixo, estão listados os procedimentos que devem ser realizados a partir da defesa da Dissertação até a homologação do diploma do(a) discente, abertura do processo e encaminhamento para emissão. Lembrando que o(a) discente deve estar aprovado(a) na Dissertação e a Ata da defesa finalizada pela banca e cadastrada no SIGAA.

REGULARIZAÇÃO

Após ser aprovado(a) pela banca examinador o(a) Estudante tem 60 (sessenta) dias para entregar a versão final corrigida.

Os procedimentos após a defesa da dissertação envolvem várias etapa e o(a) discente, orientador(a), coordenação e secretaria devem acompanhar a situação de cada uma destas etapas e, quando necessário, realizar as respectivas operações.

No SIGAA, as etapas obrigatórias são:

Consolidação da atividade de defesa realizada o sistema SIGAA (Secretaria);

Submissão da versão final corrigida da Dissertação (Discente);

Aprovação da versão final corrigida da Dissertação (Orientador(a));

Solicitação da Ficha Catalográfica (Discente) (veja manual no final desta página);

Ressubmissão da versão final corrigida da Dissertação com Ficha Catalográfica (Discente);

Aprovação da versão final corrigida da Dissertação com Ficha Catalográfica (Orientador(a));

Assinatura do termo de autorização de publicação (Discente);

Recebimento da versão final pela coordenação (Coordenação);

Solicitação de homologação do diploma (Coordenação e/ou secretaria).

Realizada a última etapa, é gerado um processo administrativo automaticamente pelo sistema. A secretaria, após verificação com o(a) discente e Coordenação, deverá inserir os documentos no processo (SIPAC) conforme orienta a Instrução Normativa n. 1/2020/PRPPG:

"Art. 6º A Secretaria Acadêmica do Programa de Pós-graduação stricto sensu solicitará homologação de diploma no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) para criação de processo administrativo que deverá conter a seguinte documentação:

I - documento oficial de identificação do país de origem, contendo órgão expedidor e unidade federal;

II - diploma de curso superior;

III - histórico escolar do mestrado/doutorado sem pendências, emitido via SIGAA da UNILA; (os envolvidos podem baixar no SIGAA)

IV - extrato negativo de débito junto à Biblioteca Latino-Americana (BIUNILA), emitido via SIGAA da UNILA;

V - declaração de depósito da dissertação/tese fornecido pela BIUNILA; (veja manual nesta página mais abaixo)

VI - despacho, autenticado pelo(a) coordenador(a) e o(a) servidor(a) responsável pela secretaria do Programa de Pós-graduação stricto sensu, declarando a conclusão do(a) discente, atestando o cumprimento de todas as exigências do Programa de Pós-graduação stricto sensu e aprovando a expedição do diploma; (É cadastrado quando todos os documentos anteriores estão incluídos no processo); e

VII - pedido de antecipação do diploma, quando for o caso."

O processo administrativo será encaminhado à PRPPG que emitirá o Diploma.

Para informações sobre a emissão do diploma, encaminhe e-mail para: posgraduação@unila.edu.br