Você está aqui: Página Inicial > Mestrado > Mestrado em História > Coordenação

Programa de Pós-graduação em História

Prof. Dr. Tiago Bonato

Coordenador (gestão 2023-2025)

Nomeado pela Portaria n. 508/2023/GR, de 15 de outubro de 2023.

Professor de História da América da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Atua nos cursos de História-América Latina (bacharelado) e História Licenciatura. Coordenador do Programa de Pós-graduação em História da UNILA. Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (2018). Fez bacharelado, licenciatura (2007) e mestrado (2010) em História na mesma instituição. Possui experiência docente no ensino fundamental II, médio e superior. Atua como pesquisador na área de História da América na primeira modernidade, estudando os Impérios ibéricos na América no período moderno, bem como as agências e resistências indígenas ao processo de invasão e colonização, atualmente a partir do projeto "Fronteiras, estratégias e táticas geopolíticas na bacia platina (séculos XVI e XVII)", que busca pensar as fronteiras e conexões, e suas relações com a construção do espaço, a ciência, a sociedade e a administração e as populações indígenas. Integra a Rede Internacional de Estudos sobre Geopolítica Americana, sécs. XVI-XVIII (Geopam) e a Rede Brasileira de Estudos em História Moderna (H_Moderna).

Prof. Dr. Evander Ruthieri Saturno da Silva

Vice-Coordenador (gestão 2023-2025)

Nomeado pela Portaria n. 509/2023/GR, de 15 de outubro de 2023.

Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (2020), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Realizou estágio em pesquisa de doutorado no exterior na University of Exeter (Reino Unido). Pela UFPR, e com bolsa da CAPES, concluiu o Mestrado em História (2016). Licenciado e bacharel em História pela Universidade Regional de Blumenau (2012). Professor de História da África na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), e do Programa de Pós-Graduação em História da UNILA (PPGHIS/UNILA). Atualmente, atua como vice-coordenador do PPGHIS/UNILA. Foi professor visitante no Department of African Studies and Anthropology da University of Birmingham (2023). Pesquisador colaborador do Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf/UFSC). Pesquisador do Centro de Memória Oral e Pesquisa em História (CEMOPE), na linha de pesquisa Cultura Histórica, Literatura e Memória, e membro do grupo de pesquisa Arte, Memória e Narrativa (AMENA/UFPR). Possui experiência com ensino e pesquisa em História. Autor de Bram Stoker e a questão racial (Curitiba: Prismas, 2017), Literatura e colonialismo na África do Sul (Foz do Iguaçu: EdUNILA, no prelo) e Entre o escudo e a azagaia: uma história política do Reino Zulu no século XIX (Rio de Janeiro: EDUERJ, 2023), entre outros capítulos de livros e artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Áreas de interesse: história da África contemporânea (séculos XIX e XX), com ênfase nas resistências e iniciativas africanas diante do colonialismo; história e literatura, com destaque ao papel da cultura escrita e dos imaginários políticos; história contemporânea; trajetórias de intelectuais em fins do século XIX.