Você está aqui: Página Inicial > Informes > Desenvolvimento da região da Tríplice Fronteira
conteúdo

Pesquisa

Desenvolvimento da região da Tríplice Fronteira

Artigo do professor Marcelino Lisboa e da estudante Fátima Martínez foi publicado no Canadian Journal of Latin American and Caribbean Studies
publicado: 29/04/2021 16h50, última modificação: 29/04/2021 17h04

O professor Marcelino Teixeira Lisboa e a estudante Fátima Elizabeth Morínigo Martínez (graduada em Relações Internacionais e Integração pela UNILA e graduanda em Turismo pela Universidad Nacional del Este) publicaram, neste mês, o artigo “Path Dependence in the Tri-Border Area” (Trajetória dependente na Tríplice Fronteira) no periódico acadêmico Canadian Journal of Latin American and Caribbean Studies. Os dois autores são membros do Grupo de Pesquisa “Tríplice Fronteira”, da UNILA. 

Conforme o artigo, a configuração atual da Tríplice Fronteira é resultado de processos históricos que ocorreram a partir da segunda metade do século 20. A busca do Paraguai por uma saída marítima que não fosse o Rio da Prata e a necessidade de diminuir a dependência da Argentina - especialmente após a concessão de refúgio a Juan Domingo Perón, presidente deposto da nação vizinha - ajudaram a aproximar o país do Brasil. De acordo com a pesquisa, a maior aproximação entre o Brasil e o Paraguai se daria nas décadas de 1950 e 1960. O texto completo está disponível, em inglês, na página do periódico.