Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Semana Acadêmica de História

• Semana Acadêmica de História
  • 2023-10-02T00:00:00-03:00
  • 2023-10-05T23:59:59-03:00
  • Com o tema "O ofício do historiador e o ensino de História", evento será realizado entre os dias 2 e 5 de outubro. A submissão de trabalhos pode ser feita até 18 de setembro.
02/10/2023 até 05/10/2023 (America/Buenos_Aires / UTC-300)
UNILA - Jardim Universitário
Site
Visite o site do evento
iCal

A Semana Acadêmia de História 2023 será realizada de 2 a 5 de outubro, no Jardim Universitário, com o tema "O ofício do historiador e o ensino de História". Por meio de conferências, simpósios temáticos, minicursos e mesas-redondas, o evento visa promover reflexões acerca das dimensões constitutivas do fazer historiográfico na contemporaneidade, com ênfase no papel do historiador e de suas práticas de pesquisa, discursos e lugares sociais e, de forma interligada, os debates acerca do ensino e didática da História, bem como sua relação com os múltiplos processos de desenvolvimento e refinamento das culturas históricas na América Latina e Caribe. As inscrições podem ser feitas pelo SIG-Eventos.

02 de outubro

14h. Roda de conversa: “Experiências de discentes da área de História em tempos de pandemia e pandemônio”. Mediadores: Acaua Allende Silva Capucho, Gabriel Antonio Butzen e Gabriel Cruz Carneiro.

Atividade Online

16h. Oficina: “Otros Lenguajes para contar la Historia”, com a discente Valentina Mejía (graduanda em História - Licenciatura - UNILA).

Local: JU

19h. Conferência de abertura: “Monumentos y antimonumentos en tiempos de iconoclasia en América Latina”. Conferencista: Profa. Dra. Carolina Vanegas Carrasco (Universidad Nacional de San Martin).

03 de outubro

09h30. Mesa redonda: “A história indígena contemporânea em perspectiva: caso do marco temporal e da justiça de transição”. Mediação: Prof. Dr. Clóvis Brighenti (UNILA)

Palestrantes: Osmarina de Oliveira; Celso Japoty Alves; Cleber Cezar Busato;Rodolfo Costa Machado;

Atividade online: https://youtube.com/@observatoriodatematicaindi2864?si=Do6sC3yFr0GwMKai

14h. Mesa redonda: “Pós-graduações nas fronteiras: histórias pesquisadas e ensinadas na UNILA e na Universidade Autónoma de Coahuila (México). Mediação: Prof. Dr. Hernán Venegas Marcelo (UNILA).

Palestrantes: Prof. Dr. Carlos Manuel Valdés Davila (UAdeC.); Prof. Dr. José Gustavo González Flores (UAdeC.); Prof. Dr. Hernán Maximiliano Venegas Delgado (UAdeC.); Prof. Clóvis A. Brighenti (UNILA); Prof. Alexandre Camera Varella (UNILA); Prof. Hernán Venegas Marcelo (UNILA)

16h. Mesa redonda: “História, Ensino e Gênero na América Latina”. Mediação: Profa. Dra. Cleusa Gomes da Silva (UNILA).

Palestrantes: Profa. Dra. Ivonete Pereira (UNIOESTE); Profa. Dra. Carola Gabriela Sepúlveda Vásquez (UNILA)

Local: Auditório Martina C309

19h. Palestra: “Entre ganhos e lutas: a Lei 10639/03”. Mediação: Prof. Dr. Evander Ruthieri da Silva (UNILA)

Palestrante: Profa. Dra. Lucia Helena Oliveira Silva (UNESP)

Transmissão sala C204-1

20h30: Sessões de comunicações presenciais.

Sessão 1: Sala204-1

Sessão 2: Sala 205

Sessão 3: Sala 208

Sessão 4: Sala 210

04 de outubro

14h. Sessões de comunicações online

16h. Minicurso 1: “Dinámicas de la memoria en los monumentos conmemorativos de Latinoamérica”. Profa. Dra. Carolina Vanegas Carrasco (Universidad Nacional de San Martin;

Local: G102

16h. Minicurso 2: “Cosmologia Guarani Mbia”, com a profa. Catarina Fernandes (UNILA).

Local: C303

19h. Mesa redonda: “Encontro de Saberes”. Mediação: Prof. Dr. Gerson (UNILA). Palestrantes: Pai Elias (Elias Marques dos Santos Filho), Mãe Angela (Maria Angela da Silva Santos), Cacique Cassemiro Pereira Centurião (da aldeia Ava Guarani/Ocoy), Mãe Edna de Baru

05 de outubro

14h. Mesa redonda: Formação de professores de história: contribuições dos projetos PIBID e Residência Pedagógica . Mediação: Profa. Dra. Ana Rita Uhle (UNILA). Palestrantes: Prof. Dr. Tiago Costa Sanches (UNILA) e Prof. Dr. Eder Cristiano de Souza (UNILA).

Local: JU

17h. Lançamento de livros.

19h. Conferência de encerramento: “O historiador professor frente aos desafios da discriminação, da desigualdade e do reconhecimento”. Conferencista: Profa. Dra. Maria Auxiliadora Schmidt (UFPR). Mediação Tiago Sanches