Você está aqui: Página Inicial > Eventos > IntegrAÇÃO UNILA - UNILA na Feira

(America/Buenos_Aires / UTC-300)
Feira da JK
iCal

Aferição de pressão arterial e testagem de glicemia, repasse de informações sobre câncer de pele e sobre hidratação e de orientações sobre como proceder em caso de afogamentos e acidentes com raios estão entre os serviços que serão oferecidos em uma ação desenvolvida pela Pró-Reitoria de Extensão da UNILA no domingo (10), na Feira da JK. A atividade, em parceria com coordenadores de extensão, faz parte do Integração UNILA, iniciativa da PROEX que visa à disseminação do conhecimento e à interação comunitária.

A ação tem como objetivo levar os projetos de extensão para a feira livre, em especial para a Feirinha da JK, visando a ampliar o alcance das atividades acadêmicas desenvolvidas no âmbito extensionista e a reforçar os laços entre a Universidade e a comunidade local. Assim, em um ambiente dinâmico e diversificado (como o de uma feira livre), os projetos de extensão ganham uma nova dimensão em razão da proximidade com um público diverso e plural. Com isso, os projetos se transformam em plataformas vivas de aprendizado e troca cultural, científica e pedagógica que é edificada entre discentes, TAEs e docentes com a comunidade local.

A exposição em um espaço público e acessível permite que os conhecimentos acadêmicos construídos à luz de ações extensionistas se entrelacem com as experiências e sabedorias locais, promovendo um diálogo intercultural e interdisciplinar. Além disso, o IntegraAção UNILA representa uma iniciativa vital para a divulgação científica, atuando como uma ponte entre a academia e a comunidade, democratizando o acesso ao conhecimento.

A ação parte do princípio que a realização do IntegraAção UNILA na feira transforma-se em uma aula viva, em que o aprendizado ocorre de forma lúdica e interativa, estimulando a curiosidade e promovendo a educação informal. Portanto, devido a sua natureza explicativa e pedagógica, se torna relevante para fortalecer os laços comunitários, pois permite que a sociedade compreenda e valorize o impacto do conhecimento científico produzido na UNILA , fomentando, assim, uma maior apreciação pela pesquisa. Além disso, ao apresentar temas científicos e tecnológicos de maneira acessível, o IntegraAção UNILA encoraja o desenvolvimento de um pensamento crítico sobre questões contemporâneas e incentiva jovens a considerarem carreiras científicas e acadêmicas.

Está prevista a oferta de cinco serviços. Cada um será prestado em uma das estações montada em locais estratégicos da feira.

Em caso de chuvas o evento será reagendado.

Confira quais serviços serão oferecidos:

Estação 1 – Liga de Anatomia e a Fisiologia Humana da UNILA

- Aferição de pressão arterial e testagem de glicemia

- Distribuição de folhetos informativos a respeito do diabetes

Estação 2 – Liga de Dermatologia da UNILA e Liga de Oncologia

- Informações sobre câncer de pele e sobre métodos de prevenção/uso de protetor solar

- Orientações sobre hidratação durante o verão – importância ao corpo e à pele

Estação 3 – Liga de traumatologia e emergência da Unila

- Informações a respeito de afogamentos, emergências e enchentes

- Orientações sobre acidentes com raios e com eletricidade

Estação 4 – Projeto Eternizar-te

- Recepção à comunidade e condução dos visitantes pelo circuito com alegria e animação.

Estação 5 – Doenças

- Informações a respeito da dengue, zika, leptospirose e cuidados com animais.