Optativas
1. A DIÁSPORA NEGRA NA AMÉRICA LATINA: DEBATES E PERSPECTIVAS
O objetivo do curso é fazer um estudo crítico sobre as implicações culturais e históricas que resultam das relações entre a África subsaariana e a América Latina, da época do escravismo moderno (séculos XV a XIX) aos dias atuais.
2. A VIAGEM DE TURISMO E A AMÉRICA LATINA: IMAGINÁRIOS, PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES
O estudo da viagem e as imagens e imaginários europeus durante o período colonial e durante o contexto da Hispano-América Moderna e do Brasil-Império. A viagem de turismo, sua experiência e representações modernas – outros olhares e imagens sobre o Brasil e a América Latina. A América do Sul desde o convés e da proa: a experiência da viagem de turismo no século XX.
3. AMÉRICA LATINA E OPÇÕES DECOLONIAIS
Saberes coloniais e eurocêntricos: a invenção e a reinvenção do Outro. Modernidade- colonialidade e sistema-mundo moderno-colonial: aspectos objetivos, subjetivos e intersubjetivos. Geopolítica do conhecimento: colonização linguística e epistêmica, da memória, da natureza e dos territórios. As diversas derivações narrativas da colonialidade do poder e suas narrativas. Globalização como grande narrativa hegemônica contemporânea. O lócus de enunciação a partir da América Latina. Abordagens decoloniais como opção latino- americana. Aprofundamento de autor ou autora em específico.
4. COLONIALIDADE E IMPÉRIO: PROCESSOS DE TRADUÇÃO CULTURAL E CONSTRUÇÕES
Esta disciplina foca o papel dos diversos usos da língua nos processos de castelhanização da América e lusofonização do Brasil na implementação do sistema colonial, evidenciando as construções discursivas das memórias e identidades nos processos de tradução cultural, as tensões em contextos de diglossia e heterogloxia e suas repercuções na contemporaneidade.
5. CONFIGURAÇÕES SOCIAIS, POLÍTICAS E CULTURAIS DAS AMÉRICAS
O objetivo da disciplina é analisar algumas das principais interpretações sobre as particularidades do processo histórico-cultural latino-americano e suas relações com a Europa, a África e os Estados Unidos. Estudo de amplos processos com ênfase nos impérios ibéricos e nas formações nacionais latino-americanas, bem como estudos temáticos e espaciais específicos. As representações sociais e discursivas, as formas de dominação e resistência políticas e culturais nas Américas.
6. CONSTRUÇÕES DO ÍNDIO ANTES DA ETNOLOGIA E ETNO-HISTÓRIA
Concepções sobre o Novo Mundo e imagens do índio em discursos produzidos na época renascentista e de formação dos impérios ibéricos, bem como na época do iluminismo e de independência dos Estados americanos. As representações e narrativas da alteridade também remetem aos sentidos de cognição das práticas nativas em tempos de formação da América Latina. A constituição de um discurso antropológico avant-la-lettre, isto é, anterior ao evolucionismo cultural no século XIX e da virada etnológica no século XX, expõe problemas e caminhos para a escrita etno-histórica e etnográfica em busca de estruturas e sujeitos indígenas.
7. CONSTRUÇÕES DO ÍNDIO: HISTÓRIA E ANTROPOLOGIA
Representações do índio e identidades indígenas a partir da invasão das Américas até o início do século XXI. As narrativas da alteridade e da identidade, o sujeito e a agência do indígena na história. Discurso antropológico antes das ciências humanas (do século XVI até a época do Iluminismo), o evolucionismo cultural no século XIX, a virada etnológica do século XX. As questões contemporâneas estudadas pela história e antropologia/etnologia.
8. CONSTRUÇÕES POÉTICAS DO REAL
A “poiesis” entendida como ação estética que se desdobra em pensamento ensaístico, em crítica cultural e em reflexão ética e epistemológica. O estudo do "real" como invenção, ficção ou narrativa passível de construção através de discursos e imagens. A incidência do imaginário sobre territórios e práticas culturais. Análise de experiências transversais de linguagens artísticas que procuram pensar o tempo contemporâneo e seus trânsitos territoriais. Política e poética na invenção das “comunidades afetivas” e de novas formas de sociabilidade.
9. DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS: A DIÁSPORA NEGRA NA AMÉRICA-LATINA
Discutir as implicações culturais que resultam do processo histórico da escravidão negra na América Latina. Diáspora e desigualdades que se formam nos contextos nacionais. Debater sobre as ressignificações culturais que emergem deste contexto gerado no “novo continente” a partir do embate cultural a que estão sujeitos. Refletir sobre a importância dos movimentos artístico-culturais enquanto movimentos de reivindicação política e de direitos.
10. ESTÉTICA E POLÍTICA NA AMÉRICA LATINA CONTEMPORÂNEA
Discussão sobre as noções de “contemporâneo” nas artes e na literatura; Problematização a respeito das relações entre Estética e Política na contemporaneidade, buscando estabelecer uma cartografia inicial das distintas vertentes teóricas e de debates importantes entre autores/as; Refletir sobre as singularidades com que tais debates se desenvolveram no contexto latino-americano, a partir de eixos temáticos e da análise de obras.
11. ESTUDOS AFRO-LATINO-AMERICANOS: DEBATES E PERSPECTIVAS
O objetivo desse curso é fazer um estudo crítico do pensamento e dos discursos sobre as relações entre a África subsaariana e a América Latina da época do escravismo moderno (séculos XV a XIX) aos dias atuais.
12. FICÇÕES FUNDACIONAIS: CARTOGRAFIAS AMERICANAS
Cartografias da América Latina. Crônicas de Viagem. Povos originários, oratura e visualitura. Literaturas insurgentes. Etnicidade e nação. Geopoética e conceito de América Latina. Holografias cartográficas, narrativas audiovisuais e linguagens heterogêneas. O objetivo da disciplina é o de traçar uma abrangente cartografia movediça que revele percursos e interrupções de dinâmicas culturais, interétnicas, insurgentes e linguísticas que, desde o Século XVI até o Século XX, têm lugar nas obras de ficção (romances, crônicas, poemas, mapas e obras cinematográficas/audiovisuais) da América Latina. Os mapas que aqui se delineiam partem da reconsideração, ressignificação e recontextualização das identidades locais, regionais, nacionais e continentais, indagando possíveis articulações entre a cidade letrada, as culturas autóctones e as demais culturas que constituem a heterogeneidade americana.
13. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E METODOLOGIAS NA EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA
1. Planejamento e currículo para a gestão da aprendizagem. 2. Historia da Didática. 3. Professor profissional da educação. 4. Saberes docentes. 5. Pesquisa e processos de aprendizagem. 6. Lei de educação e/ou formação de professores de alguns países Latino-americanos. 7. Avaliação de processos de aprendizagem.
14. GEOPOLÍTICA DA IMAGEM
A produção de imagens como produção do espaço e como prática de poder. Análise espacial de discursos imagéticos sobre o Outro geo-historicamente produzidos. Abordagem comparatista da produção geo-histórica de diferentes imagens de territórios, lugares e paisagens. Paisagem como texto e como imagem. Cultura de viagem, cultura da mobilidade, reprodutibilidade técnica e imagens: do período colonial à era cibernética e as narrativas da colonialidade.
15. HISTÓRIA DA MÚSICA NA AMÉRICA LATINA
Através da leitura de textos e da audição crítica de peças, o curso enfoca o estudo da produção musical da América Latina em diferentes momentos de sua história. Adotando uma sistematização essencialmente funcional, esta música será abordada em suas relações com os processos de criação de identidades e memórias e na sua transformação de música-documento em música-monumento.
16. HISTÓRIA DAS IDEIAS E DAS TRADIÇÕES INTELECTUAIS NA AMÉRICA LATINA
Abordagens dos aspectos teóricos e metodológicos que cercam e fundamentam as pesquisas em história intelectual e das ideias. Temas estratégicos na produção intelectual e ideológica latino-americana, nos séculos XIX e XX: a construção das nações, as relações raciais e as mestiçagens. As instituições da cultura na América Latina: museus, círculos, institutos, academias, universidades, revistas. As “relações interdisciplinares”: medicina, direito e engenharia; história, arqueologia, antropologia, crítica literária. Objetivos: Familiarizar os estudantes com os problemas teóricos e metodológicos da abordagem interdisciplinar da vida intelectual; Apresentar as abordagens da Filosofia, da Sociologia, da Antropologia e da Historiografia; Introduzir as articulações entre as tradições nacionais em alguns países da América Latina e instituições intelectuais: universidades, museus, editoras, revistas – com ênfase no século XIX; Problematizar as abordagens de algumas tradições intelectuais latino-americanas com focos específicos da atividade ideológica e estética: as relações étnico-raciais – com ênfase no século XIX.
17. ICONOS DE MEMORIA: TERRITORIALIDADES, CONSTRUCCIÓN DE LUGAR Y CIUDADES
Íconos de Memoria: territorialidades, construcción de lugar y ciudades. Análisis de espacios, prácticas y conflictos de memoria. Globalización, procesos de espacialización y entre-espacios. Poder, memoria y culturas en espacios urbanos y espacios rurales. Metrópolis desbordadas. Espacio como conflicto. Espacio como experiencia e imagen.
18. LÍNGUA, CURRÍCULO E SUBJETIVIDADE: PERSPECTIVAS EM ANÁLISE DE DISCURSO E LINGUÍSTICA APLICADA
A partir de aportes da Análise de Discurso e da Linguística Aplicada, o curso estuda as relações entre língua, currículo e subjetividade, considerando a concepção de língua como prática local, afetada pela historicidade. Nesse contexto, estudam-se representações que trabalham os sentidos de língua e sujeito no currículo, concebido como um instrumento linguístico, um construto histórico-político que descreve e instrumentaliza os saberes sobre a língua e seu ensino, configurando lugares a partir dos quais os sujeitos enunciam e (se) significam.
19. MEMÓRIA, PATRIMÔNIO E TRADUÇÃO CULTURAL
O curso apresentará a historicidade do conceito de Memória Social, por meio do estudo de teóricos clássicos, os conceitos de Patrimônio Material e Imaterial e as possibilidades de vínculos com processos de Tradução Cultural. 1. Memória social, a problematização do conceito 2. Memória e Esquecimento 3. Memória e Poder 4. Memória e Patrimônio 5. Patrimônio Imaterial 6. Museus alternativos 7. Principais problemáticas em torno da tradução 8. Tradução Cultural
20. MEMÓRIA, SUBJETIVIDADE E ORALIDADE
Reflexão e Discussão sobre as categorias Memória, Subjetividade e Oralidade em suas interconexões com os estudos sobre populações latino-americanas e suas relações históricas com o meio ambiente. Discussão interdisciplinar, com ênfase em teoria e metodologia da História oral e nas questões socioambientais. Tópicos: 1.Memória e subjetividade; 2.Saberes globais e saberes locais; 3.Saber popular e meio ambiente na América Latina; 4. Narrativas orais e História Oral: questões metodológicas.
21. NARRATIVAS URBANAS NA AMÉRICA LATINA CONTEMPORÂNEA
A disciplina propõe a análise das representações de espaços urbanos latino-americanos em narrativas contemporâneas identificadas com linguagens distintas, a saber, filmes, contos, romances e ficções gráficas.
22. NEGROS E INDÍGENAS NO ATLÂNTICO: DA COLONIZAÇÃO À NOVA MODERNIDADE
O curso analisa diferentes aspectos da história dos ameríndios e afro-americanos no Atlântico. Dos conceitos de diáspora e colonização para nos perguntarmos: quem colonizou as Américas? Das aproximações entre História e Antropologia para conhecermos os instrumentos contemporâneos de análise dessa história. Das representações e mecanismos de dominação que tentaram reificar ou apagar as agências dessas pessoas e sociedades. Das criações culturais, reinterpretações cosmológicas e perspectivas políticas ameríndias e afro-americanas que ensejam a construção de uma nova modernidade.
23. O PROBLEMA DOS SABERES NA FILOSOFIA: O MODERNO - CONTEMPORÂNEO; ANGLO-EUROPEU
A disciplina divide-se em três esferas das quais se fará uma revisão sistemática: 1) Formula o problema dos saberes na perspectiva tradicional, isto é, moderna - contemporânea e anglo-europeia nas esferas do ontológico, a teoria do conhecimento, o lógico-conceitual, o epistemológico, e, finalmente, o categorial em relação ao universal, geral, particular e singular; feito isto, 2) Reformula criticamente o problema dos saberes na perspectiva filosófica herdados para o qual se vale da teoria da descolonialidade do ser e do conhecer. 3) Usando a dita teoria procede a uma reformulação e revalorização critica do horizonte dos saberes nas esferas enunciadas.
24. PRÁTICAS E SABERES DOCENTES
Saberes Docentes; Professor Reflexivo; Escola Reflexiva; Aprendizagem Significativa; Metodologias Ativas e Pedagogia Histórico-Crítica. - Refletir a respeito dos saberes docentes na formação inicial e na formação continuada; - Conhecer e analisar as abordagens metodológicas de ensino com destaque para as que privilegiam a aprendizagem significativa; - Refletir sobre o conceito de professor reflexivo e da escola reflexiva analisando seus limites e possibilidades; - Discutir o conceito de Aprendizagem Significativa nos processos de ensino e aprendizagem; - Apresentar a Pedagogia Histórico Crítica como possibilidade metodológica de construção de conhecimento e mudanças sociais. - Compreender as peculiaridades que envolvem as pesquisas com foco nos processos de ensino e de aprendizagem em ambiente escolar e universitário.
25. SABERES EM FLUXOS, TRANSITORIEDADE E PERMANÊNCIA NA AMÉRICA LATINA
Esta disciplina propõe uma reflexão sobre a construção, o reconhecimento e a transmissão de saberes locais na América Latina, considerando movimentos, mobilidades e deslocamentos internos e externos e diálogos interculturais decorrentes do contato entre os povos e os direitos - linguísticos, culturais- à diversidade.
26. SEMINÁRIOS DE INTEGRAÇÃO METODOLÓGICA
A disciplina tem a função, sempre no primeiro semestre letivo, de introduzir as e os estudantes que acabam de ingressar no PPGIELA aos desafios e dilemas da interdisciplinariedade, em perspectiva crítica e latinoamericana.
27. TEORIAS DESDE O SUL
O Sul como locus de enunciação e como possibilidade epistêmica. Geopolítica do conhecimento, sistema-mundo moderno e eurocentrismo. Colonialismo e produção de conhecimento. Imperialismo intelectual e divisão internacional do trabalho. Pós-colonialidade, subalternidade e decolonialidade como movimentos teóricos de crítica à modernidade. Epistemologias do sul e ecologia dos saberes. Saberes endógenos e extroversão. Feminismos terceiro-mundistas e lutas antirracistas desde o Sul global.
28. TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS I
Contextos econômicos, sociais e culturais da estratificação social na América Latina. “Popular”, “cultura popular”, “literatura oral”: conceitos e definições. Os intelectuais latino-americanos e a cultura popular: abordagens, pesquisas, registros. Culturas populares e expressões artísticas eruditas: os “usos” do popular na literatura, na música, no teatro, nas artes visuais.
29. TÓPICOS INTERDISCIPLINARES
O curso abordará os processos de (des[re])construção(ões) de identidades culturais a partir de narrativas contemporâneas e/ou experiências pessoais que se interconectem com os estudos sobre populações latino-americanas e suas relações com o meio ambiente e social. Reflexão e discussão sobre as categorias memória, subjetividade e oralidade.
30. TRÂNSITOS DA CRÍTICA
Análise da crítica como produtora de conhecimento acerca do cultural e do literário, produtora de políticas e como lugar de debate dos modos de ler. Abordagens críticas do literário e do cultural; a relação crítica e ficção: limiares de um discurso; as políticas da crítica (revistas, antologias, traduções...) e a formação de cânones na constituição do valor e do mercado; os estudos comparatistas.
31. (UMA) HISTÓRIA DO PATRIMÔNIO E A AMÉRICA LATINA
A disciplina estuda a perspectiva histórica do patrimônio no Ocidente e, com ênfase, na América Latina através de estudos de caso. Estudo das representações e práticas do patrimônio, das relações entre a nação e o patrimônio e das práticas preservacionistas, nos séculos XIX e XX, respectivamente. Por último, aborda as interfaces entre patrimônio e turismo, o papel da UNESCO e a ampliação conceitual do patrimônio.