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Impacto Social

publicado 04/01/2024 15h42, última modificação 20/07/2024 16h50
Programa de Pós-Graduação em História - PPGHIS

O PPGHIS/UNILA prevê a participação docente e discente em atividades de divulgação do conhecimento, inclusive no formato de projetos e cursos de extensão.

Elencamos abaixo alguns dos seus cursos e projetos em andamento coordenados por docentes do PPGHIS ao longo do quadriênio vigente (2021-2024):

Educação para as Relações Étnico-Raciaiscurso de formação continuada de professores de educação básica (promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-Latino-Americanos (NEALA), e com participação de docentes do PPGHIS.

Curso de Extensão em Histórias e Culturas Indígenas: curso de extensão em histórias e culturas indígenas direcionado à membros de movimentos e pastorais sociais, professores, pedagogos, diretores de escola, (municipal, estadual e federal) e líderes indígenas com a finalidade de formar multiplicadores qualificados para a abordagem da temática histórias e culturas dos Povos Indígenas, visando contribuir para a efetivação da Lei 11.645/2008 e  a criação de novas relações com os povos indígenas a partir do campo de atuação de cada cursista. 

Povos indígenas no continente americano nas páginas da Web: ação de Extensão voltada para a pesquisa e sistematização de informações sobre povos indígenas e políticas indigenistas na América Latina. As informações sistematizadas serão alocadas em uma plataforma digital, gratuita e acessível ao público, coordenada pelo Observatório da Temática Indígena na América Latina (Obial), criada pelo IMEA/UNILA, visando a difusão da temática indígena, atualizada, na UNILA.

Conversas sobre África: evento de extensão com o objetivo principal a constituição de um espaço para aulas abertas em torno da história e cultura africanas, dos movimentos afrodiaspóricos e da cultura afro-latino-americana.

Favelas.BR - Acervos e Histórias das Favelas no Brasilo projeto Favelas.BR se constitui a partir da parceria entre a UNILA e a Central Única das Favelas (CUFA) e oferece meios, estrutura e estratégias para que as lideranças comunitárias constituam, mantenham e alimentem um acervo histórico digital da favela, com site próprio, constituído por documentos escritos, imagéticos e audiovisuais sobre a história viva de cada comunidade.

Da fonte ao conhecimento: guardar e fazer História no Blog de História da UNILA: projeto de extensão que visa valer-se de plataforma digital já existente, o Blog de História da UNILA, para gerar ferramentas digitais (tais como uma biblioteca de postagens, acervos digitalizados e/ou digitais, e ferramentas de aplicação de metodologias de pesquisa histórica) voltadas a discutir e desvelar as etapas e operações do conhecimento histórico, da identificação de uma fonte à elaboração de proposições históricas.

Revista Painel (1973-2017): História e memória de Foz do Iguaçu e região: O objetivo principal do projeto – continuação de ações de extensão desenvolvidas no decorrer de 2015 e 2020 – é prosseguir o levantamento e a digitalização da Revista Painel (1973-2017), que circulou em Foz do Iguaçu. Objetiva-se a sua preservação e difusão na comunidade, assim como entre pesquisadores e demais interessados na História e cultura da cidade e região. Uma coleção quase completa do periódico foi doada pelo editor, José Vicente Tezza, ao Laboratório de Estudos Culturais (LEC) da UNILA, ligado ao curso de História-América Latina. Espera-se, assim, que o projeto contribua para a criação de um espaço plural voltado à memória da cidade e região no âmbito do LEC.

Memórias subterrâneas: produção de acervo e espaços de diálogo sobre cotidiano, violência e resistência dos trabalhadores de Foz do IguaçuO Projeto “Memórias Subterrâneas” existe desde 2019 e tem como principal objetivo a formação e permanente alimentação de um acervo das memórias de trabalhadores e trabalhadoras que atuaram  na  cidade de Foz do Iguaçu especialmente no período da construção da Hidrelétrica de Itaipu.