Você está aqui: Página Inicial > Mestrado > Mestrado em História > Pesquisa > Publicações

publicado 04/01/2024 15h40, última modificação 22/07/2024 09h38
Programa de Pós-Graduação em História - PPGHIS

Desde sua criação, os docentes do PPGHIS/UNILA tem coordenado a organização de diversas coletâneas, que reúnem pesquisas de historiadores brasileiros e estrangeiros, e que refletem as perspectivas teórico-metodológicas norteadoras do programa.

Histórias Transnacionais: o Sul Global em perspectiva (2021)

Organização: Profa. Dra. Endrica Geraldo e Profa. Dra. Rosangela de Jesus Silva

Este livro reúne pesquisas de docentes e estudantes da primeira turma de mestrado em História da Universidade Federal da Integração Latino-americana (PPGHIS-UNILA). O programa, criado em 2019, pretende incentivar a realização de pesquisas pensadas a partir do sul global e em perspectiva transnacional. Entre seus pressupostos está a proposição de uma revisão e crítica dos paradigmas nacionalistas, eurocêntricos e modernizadores. Com isso, o programa busca promover análises, debates e reflexões especialmente sobre os fluxos e trânsitos culturais, políticos e sociais entre e na América Latina, África e Ásia em perspectiva transnacional e global.

Acesse o livro neste link.

Histórias, Nações e Memórias Insurgentes (2023)

Organização: Prof. Dr. Hernán Venegas Marcelo e Prof. Dr. Clovis Antonio Brighenti

“Histórias, Nações e Memórias Insurgentes” é o segundo livro organizado pelo Programa de Pós-graduação em História da  Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Ao igual que o primeiro livro organizado pelo PPGHIS o Sul Global continuou sendo objeto de atenção deste livro de uma rebeldia explícita diante de interpretações parciais, distorcidas e excludentes do passado presente em histórias ensinadas e pesquisadas de matriz eurocêntrica. Organizado em tempos de pandemia e pandemônio, os capítulos do livro dão continuidade aos trabalhos do corpo docente e discente do PPGHIS, desta vez ampliando e diversificando suas geografias, autorias e atores(as) ao incorporar questões e vozes negligenciadas na história e cultura de países como Brasil, Cuba, Haiti, Nicarágua e México.

Acesse o livro neste link.

Histórias Conectadas no Sul Global (2024)

Organização: Prof. Dr. Evander Ruthieri da Silva

O livro tem como objetivo principal dar continuidade aos trabalhos realizados pelo corpo docente e discente do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), localizada em Foz do Iguaçu (Brasil). As perspectivas teórico-metodológicas adotadas por essa coletânea aproximam-se de tendências recentes da historiografia, especialmente a ultrapassagem das fronteiras historiográficas artificiais e as balizas nacionalistas/eurocêntricas. Dessa forma, dialogam, em especial, com as abordagens transnacionais, no objetivo de pensar as interações históricas entre diferentes sociedades e culturas, para além das fronteiras nacionais; com as histórias comparadas, visando a integração e o intercâmbio dos fenômenos históricos estudados; e, sobretudo, com as histórias (inter)conectadas, entendendo-as como uma modalidade da história social e cultural voltada ao estudo das “situações de contato” entre sociedades distantes, produzindo diálogos e intercâmbios entre unidades políticas, sociais e culturais em nível local, regional ou global; ou, ainda, na articulação da história social e da micro-história, a qual implica, por meio de um exercício de variação de escalas de análise, conectar estudos de caso a fenômenos macro-históricos com ênfase no Sul Global.

Acesse o livro neste link.