Núcleos e Grupos de Pesquisa
Laboratório de Estudos Culturais (LEC): Promove a troca de experiências e debates entre pesquisadores e estimula a produção e divulgação do conhecimento histórico. Outra ação se refere à constituição de um acervo bibliográfico e de fontes primárias específico. O Laboratório reúne pesquisadores que compreendem as culturas como âmbitos complexos e dinâmicos, nos quais as identidades, subjetividades e práticas diversas são constantemente (re)elaboradas; as culturas enquanto espaços de articulações e de tensões entre identidades, temporalidades e territorialidades; as culturas como instâncias mediadoras e articuladoras das expressões escritas, orais e visuais; as culturas como campos nos quais se manifesta o equilíbrio instável entre o público e o privado; as culturas como elementos centrais da relação dos sujeitos e grupos com o passado e o conhecimento histórico. O Laboratório de Estudos Culturais (LEC) também é instância vinculada ao curso de História – América Latina da UNILA. Coordenado pelo prof. Dr. Paulo Renato da Silva.
Observatório da Temática Indígenas na América Latina (OBIAL): criado na UNILA em 2018, no âmbito do Instituto de Estudos Avançados do Mercosul (IMEA). O OBIAL sempre se posiciona sobre as questões mais relevantes para os povos, tanto na instância das políticas públicas, tais como o acesso à terra, como na publicação de material para subsidiar as mesmas. Além de desenvolver também atividades de formação. Conta com uma rede de instituições, pesquisadores e organizações indígenas e indigenistas de diferentes países latino-americanos que voluntariamente desejam aderir ao OBIAL. Dentre seus objetivos, estão: i) Desenvolver pesquisas historiográficas, etnológicas, etno-ambientais, linguísticas, jurídicas e de outros campos dos saberes sobre/junto às populações indígenas na América Latina; ii) Acompanhar e monitorar processos de acesso as políticas públicas para os povos indígenas; iii) Desenvolver mecanismos de monitoramento para a dimensão dos direitos indígenas consagrados nas Legislações nacionais e internacionais no âmbito dos Estados Nacionais e Plurinacionais que afetam os povos indígenas; iv) Proporcionar a manifestação e sistematização dos direitos próprios dos povos indígenas no âmbito da jusdiversidade. Coordenado pelo prof. Dr. Clovis Antonio Brighenti.
¡DALE! - Decolonizar a América Latina e seus Espaços: grupo de pesquisa ligado à Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), que se dedica à decolonização de corpos, imagens, narrativas e cartografais da América Latina, aos movimentos de luta por direitos humanos e dos territórios latino-americanos, e a revelar as colonialidades do poder e do saber que impregnam as disciplinas relacionadas ao espaço e os espaços relacionados ao ensino neste subcontinente. Sua produção é nas áreas de cultura urbana e cultura midiática, paisagem e paisagismo, valorizando proposições emancipadoras como a ecologia política, a soberania e a segurança alimentares, a justiça ambiental, o combate ao racismo ambiental, o buen vivir e os feminismos decoloniais. Coordenado pela profa. Dra. Tereza Maria Spyer Dulci.
Observatório de Gênero e Diversidade na América Latina: O Observatório de Gênero e Diversidade na América Latina e Caribe é uma iniciativa da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, criado pela portaria Imea 003/2018 e publicado em 21/06/2018. É um espaço de articulação, de fomento à pesquisa, ao ensino e à extensão sobre a temática do Gênero, Políticas Públicas e Diversidade na América Latina e Caribe com o propósito de reunir pesquisadores, grupos temáticos e de trabalho da Instituição, entidades externas e órgãos da sociedade civil e não governamentais em prol da valorização da equidade de gênero e viabilização de políticas públicas institucionais voltadas para a diversidade na América Latina. Para a consecução desses objetivos, o grupo de pesquisa tem atuado no monitoramento da violência de gênero na fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina e, a partir dos mapeamentos realizados, fortalecer as entidades na comunidade e universidades que trabalham para minorar o problema da violência de gênero. Coordenado pela Profa. Dra. Cleusa Gomes.
Laboratório de Estudos em História Moderna e Contemporânea: O Laboratório de História Moderna e Contemporânea, vinculado à Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), busca promover investigações acerca de processos históricos constitutivos dos mundos moderno e contemporâneo, privilegiando abordagens comparativas e transnacionais que considerem as dinâmicas políticas, culturais e sociais em diferentes temporalidades e espaços. O Laboratório de História Moderna e Contemporânea busca articular teoria e prática por meio de projetos que abordem temas como a construção de identidades, as disputas políticas e simbólicas, instituições, agências e movimentos sociais, história e historiografia, e as transformações sociais em escalas local, regional e global. O Laboratório é composto por docentes, pesquisadores/as, estudantes de graduação e pós-graduação, além de colaboradores externos que compartilham o interesse em analisar o mundo moderno e contemporâneo a partir de perspectivas inovadoras, em diálogo com perspectivas das histórias transnacional e global. Coordenado pelo prof. Dr. Evander Ruthieri S. da Silva.