conteúdo

Equipamentos de Proteção Individual - EPI

publicado 03/09/2019 10h42, última modificação 23/02/2023 14h20
Considera-se Equipamento de Proteção Individual – EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) devem ser utilizados pelos servidores em todas as situações que possam oferecer quaisquer tipos de riscos. Os EPIs são acessórios indispensáveis em locais de processos de construção, em laboratórios, ambientes ruidosos e lugares que estejam suscetíveis à contaminação.

Fornecimento do EPI

O fornecimento dos equipamentos de proteção individual devem ser feito sempre que as medidas de ordem geral não forneçam completa proteção contra acidentes ou riscos e também para atender às situações de emergência.

Substituição dos equipamentos:

No caso de EPIs perdidos ou danificados, é responsabilidade da instituição substituir ou fornecer um novo ao servidor. O uso adequado e de forma responsável dos Equipamentos de Proteção Individual evita transtornos para o servidor e também para a instituição.

Dever dos Servidores

Cabe aos servidores utilizar os equipamentos única e exclusivamente para a finalidade na qual se destinam. Cada um é responsável pela conservação de seus EPI’s e por cumprir todas as determinações da instituição sobre o uso. Os servidores podem ser supervisionados pelos profissionais da segurança do trabalho em relação ao uso correto dos equipamentos, podendo sofrer consequências devido à incorreta utilização. A falta de utilização de EPI pode levar o servidor a processo administrativo disciplinar — após notificações e alertas da instituição.

 Importância do EPI

A utilização dos Equipamentos de Proteção Individual tem a finalidade de proteger o servidor de qualquer acidente ou danos à sua saúde. Geralmente são utilizados EPIs para proteção auditiva, respiratória, visual, facial, proteção da cabeça, das mãos e dos pés, sendo em alguns casos necessários equipamentos antiqueda. Vale lembrar que os equipamentos necessários variam de acordo com as funções exercidas pelo servidor.

Fluxo do Processo:

Distribuição e Controle de EPI's

 Unidade Responsável:

 DPVS – Segurança do Trabalho

 Contato: (45) 3522-9321 e (45) 3522-9968

e-mail: segurancadotrabalho@unila.edu.br / dpvs@unila.edu.br