Estas são as demandas da comunidade externa formalizadas junto à PROEX ao longo do semestre. Em junho e dezembro elas serão atualizadas, com o intuito de incentivar os(as) extensionistas a direcionarem suas propostas de ação de extensão para o atendimento das solicitações feitas à universidade.
DEZEMBRO 2025
PREFEITURAS E DEMAIS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS
CDE - oficinas e capacitações que preparem a população e técnicos(as) municipais para desenvolvimento do plano diretor.
CEPAC - educação patrimonial e dados sobre o patrimônio cultural e natural municipal, produzindo informações inéditas a respeito; inventário do patrimônio imaterial de Foz do Iguacu; protocolo de reconhecimento, registro e manutenção de bens imateriais municipais; identificação de pintura original de prédios históricos; decapagem e estudos de técnica de identificação de cor com espectrofotômetro portátil ou por técnica do ajuste manual de cor; estudo de implementação de incentivos legais a prédios tombados; inventário dos espaços de memória e coleções históricas de Foz do Iguaçu; atendimento pedagógico de visitas didáticas ao Porão da Memória; mapeamento de cachoeiras e bens naturais de caráter extraordinário no município, que pudessem eventualmente ser reconhecidos como patrimônio natural.
CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DOS MUNICÍPIOS LINDEIROS AO LAGO DE ITAIPU - Continuação do Projeto Territórios Culturais; capacitação para agentes de Bibliotecas, de museus e memória; para gestores municipais de cultura; e em educação para o patrimônio.
ICMBIO - monitoramento qualidade ambiental, educação ambiental, capacitação comunidades; oficinas e pesquisas ecológicas, projetos ambientais visando adequação às mudanças climáticas, produção de vídeos educação ambiental e ecologia; inventário e catalogação de acervo escola-parque.
ITAI - necessita monitoria e acompanhamento da Praça das Ciências; isto é, realizar visitas guiadas sobre física relacionada ao cotidiano e outras temáticas relacionadas à ciência, tecnologia e inovação, para as escolas e as crianças e jovens da Associação Chute para o Futuro.
LINDOESTE - ações de educação ambiental e preservação do meio ambiente.
Núcleo Regional de Educação - oficinas/cursos/capacitações para as relações etnico-raciais para professores(as) da educação básica; oficinas/cursos/ capacitações sobre povos indígenas.
POLÍCIA AMBIENTAL DE FOZ DO IGUAÇU - curso de extensão na área de georreferenciamento, mais especificamente para utilização da ferramenta QGIS.
PREFEITURA DE FOZ DO IGUAÇU/SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO - apoio para a revisão do Plano Diretor Municipal, em particular, com (1) apoiar a mobilização social e a realização de audiências públicas e oficinas de elaboração participativa de política pública urbana; (2) fornecer suporte técnico e científico na análise de dados e elaboração de propostas; (3) promover a qualificação do debate e a incorporação de soluções inovadoras de infraestrutura verde e azul para adaptação climática no PDM; (4) suporte com dados geográficos e demográficos municipais e da região trinacional.
RECEITA FEDERAL - projetos para combater o tráfico humano na Ponte da Amizade (venda de bebês, trabalho análogo escravidão, órgãos, prostituição forçada) - desde campanhas educativas (vídeos, folders etc) até atendimento, acolhimento e orientação presencial na sala especial montada no local para acolher população em provável situação de tráfico.
- RIO BONITO - ações que auxiliem na reconstrução da cidade, após a devastação causada por tornado, em novembro de 2025.
- SANTA TEREZINHA DE ITAIPU - aulas de artes, teatro, dança, música, cinema etc; assessoria para criação da Casa da Memória e o Conselho Municipal de Patrimônio; inventário do patrimônio histórico municipal; organização de acervo histórico.
- SEST/SENAT - Oficinas de música, teatro, rodas de conversa sobre qualquer tema, na zona de espera dos caminhoneiros.
COMUNIDADES
Apepu - ensino de espanhol e inglês para atendimento turístico; realização de pintura em parede com a história do local; desenvolvimento de produtos próprios para geração de renda; desenvolvimento de identidade visual de produtos; folders para visitantes e outros materiais de divulgação; auxílio para o plano de desenvolvimento de turismo de base comunitária; ações voltadas a melhorias no território.
Asé Fúnmilaiyó/Afoxé - capacitação em valorização patrimonial; capacitação e oficinas sobre escrita a editais relacionados à cultura, patrimônio, saúde, sustentabilidade etc.
