conteúdo

Orientações e procedimentos

publicado 13/11/2022 17h16, última modificação 15/01/2023 13h28
Para realizar procedimentos referentes ao Plano de Contratações Anual (PCA), é necessário ter acesso ao Portal de Compras do Governo Federal - https://www.gov.br/compras.

Formalização da Demanda 

A elaboração do Plano de Contratações Anual - PCA é obrigatória, sob pena de inviabilizar a aquisição no período de execução do Plano. O primeiro passo para Elaboração do PCA é o planejamento das aquisições e contratações de serviços pelas áreas demandantes. 

Posteriormente os servidores responsáveis pela consolidação do planejamento prévio farão o registro dos Documentos de Formalização da Demanda - DFD's no Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC).

Pontos importantes a serem observados:

- O planejamento inicial das unidades pode ser realizado por meio de formulário do Google, planilha compartilhada entre outros.
- O registro por parte das unidades/órgãos se dará pelo preenchimento dos Documentos de Formalização da Demanda (DFD's);
- O preenchimento dos DFD's deve preferencialmente ir até o nível de "itens" do CATMAT, portanto, não parar nos níveis "classe" nem "código PDM", isso viabiliza melhores planejamentos e contratações;
- Os DFD's devem levar em consideração a natureza dos itens, portanto, agrupar os itens semelhantes em um mesmo DFD é possível. Mas, itens de natureza diferente, devem ser formalizados em DFD's distintos.
- Além disso, é importante separar em DFD's diferentes aqueles itens com data de contratação diferentes, pois o sistema exige data de início do processo e data da conclusão da contratação.
- É importante sinalizar no DFD corretamente a data em que a contratação será realizada efetivamente (Garantindo a vaga no calendário de compras).  

 

  Passo a Passo Unila - DFD 🚨 - leitura obrigatória!

Solicitação de acesso

Senhas de acesso aos sistemas SIAFI, SIASG, Senha-Rede, GRU-Guia de Recolhimento da União:

Solicitação de novo cadastro ou inclusão de perfis (orientações)
Solicitação de troca de senha ou desbloqueio de usuário (orientações)

🚨 Solicitar - Perfil: PAC-REQUI ⚠️

 

↪ Acesso ao Plano de Contratações Anual

↪ Manual - PGC

 

Aprovação do Plano de Contratações no PGC

Coordenadoria de Compras, Contratos e Licitações - CCCL 
 
+55 (45) 3522-9735