Atendimento à Saúde
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), através do Departamento de Atendimento à Saúde (DEAS), conta com uma equipe de profissionais da área da saúde que atuam como referência para o acolhimento das demandas estudantis referentes a este tema.
O DEAS está situado no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), Bloco 3, Espaço 2, e atende das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00. Esta equipe é composta por enfermeiros(as), técnicos(as) de enfermagem e médico(a), que tem por objetivo atuar na promoção de saúde e prevenção de doenças e agravos.
O DEAS também pode ser contatado pelo através dos telefones:+55 (45) 3522-9808 (esse número também é whatsapp) e +55 (45) 3522-9864 ou ainda pelo e-mail: saude.deas@unila.edu.br.
A atuação do DEAS tem por base a perspectiva da educação em saúde, por meio da qual busca acolher os estudantes, promover e desenvolver ações e atividades no campo da saúde, na direção da construção de saberes e na adesão a hábitos que conduzem a uma melhoria da qualidade de vida dos estudantes, por meio de diferentes estratégias, considerando a diversidade sociocultural do corpo discente da UNILA. Também tem como ação a elaboração e distribuição de materiais educativos em saúde, de livre acesso.
Por não se constituir em um serviço de atendimento clínico em saúde, nos moldes de uma unidade básica de saúde - UBS ou unidade de pronto atendimento – UPA e não estar vinculado ao SUS, o DEAS se propõe a realizar o acolhimento das questões de saúde dos estudantes em livre demanda e orientar quanto ao fluxo de acesso ao serviço de saúde do município, a fim de que possa inserir-se na rede de assistência através da Unidade Básica de Saúde, Saúde da Família ou através das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e, deste modo, acessar o atendimento com integralidade.
Sendo assim, o DEAS oferece suporte ao estudante quanto ao acesso ao cuidado em saúde e às políticas públicas de saúde, oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através de orientações quanto as demandas de cuidado em saúde visando potencializar o processo de autonomia estudantil.
O DEAS oferta uma série de procedimentos para atendimento do estudante, como curativos, aferição de sinais vitais, testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatites B e C, administração de medicamentos, orientação sobre vacinas etc.
Também é o DEAS que realiza a abertura dos processos de afastamento para tratamento de saúde, trancamento por motivo de saúde, regime de exercícios domiciliares e emite, quando necessário a declaração de entrega de atestados, desde que com a apresentação de um documento comprobatório válido, seja online via central de serviços ou presencialmente.
Rede de Atenção à Saúde em Foz do Iguaçu – Atenção Básica e Urgência e Emergência
O atendimento integral as demandas de saúde do estudante da UNILA é realizado por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Ele abrange desde o atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, e busca garantir acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.
Para ter acesso ao SUS é necessário portar o Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS), os estudantes nacionais e internacionais que ainda não o possuírem podem fazê-lo na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência levando consigo os seguintes documentos:
Estudantes Nacionais:
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Cédula de identidade.
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Comprovante de Residência.
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Comprovante de matrícula na UNILA ( pode-se baixar esse comprovante via SIGAA).
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CPF (cadastro de pessoa física).
Estudantes Internacionais:
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CRNM (pode ser o protocolo)
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CPF (Cadastro de pessoa física)
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Comprovante de matrícula na UNILA ( pode-se baixar esse comprovante via SIGAA).
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Comprovante de residência (emitido pela UNILA), para solicitar esse comprovante, deve-se acessar a central de serviços procurar o item “declaração de residência”, fazer o upload de qualquer comprovante disponível e encaminhar sua solicitação, assim emitiremos uma declaração em nome da UNILA e enviaremos a você pela central de serviços.
Os(as) estudantes que já tenham cartão SUS, mas que mudaram de endereço, ou os que tenham vindo de outro estado ou cidade, devem atualizar seu cartão SUS na UBS mais próxima de sua casa, apresentando para isso, os mesmos documentos descritos acima.
Lembrando que a entrada para o serviço de saúde no município se dá, preferencialmente, por meio da Atenção Básica, que compreende as Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS). O atendimento à saúde nesta estratégia é territorializado, ou seja, o estudante deve ser atendido na USF/UBS mais próxima de sua residência. As unidades de saúde funcionam em horários diferentes e oferecem uma série de serviços de saúde, sendo necessário informar-se sobre as rotinas disponíveis na UBS de referência do seu bairro, aqui (no fim da página) encontra-se disponível informações sobre as UBS/USFs como endereços e telefones para contato.
Unidades de Atendimento de Urgência e Emergência
Como alternativa à Atenção Básica, caso exista a necessidade de atendimento de saúde fora do horário de atendimento das USF/UBS, em fins de semana e feriados, ou em casos de urgência ou emergência, o estudante poderá se dirigir até a Unidade Pronto Atendimento (UPA) João Samek e Morumbi, que funcionam 24 horas por dia.
Vale lembrar que as UPAs atendem conforme a classificação de risco e não por ordem de chegada. Portanto, se o caso clínico for classificado como de baixo risco, o usuário estará sujeito a aguardar o atendimento das demandas mais urgentes que a sua, podendo levar algum tempo para que o mesmo seja atendido.
Endereços e telefones das UPA João Samek e Morumbi:
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UPA João Samek (próximo à Vila A), Rua Iacanga, s/n – esquina com Avenida Silvio Américo Sasdelli. Bairro Jardim das Palmeiras. Telefone: 2105-8000.
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UPA Morumbi Avenida Mário Filho, s/n. Bairro Primeiro de Maio. Telefone: 2105-8080.
A Rede de atendimento às urgências e emergências do município também conta com o Serviço de Transporte Móvel de Urgência (SAMU) e Serviço de Atendimento a Traumas e Emergências (SIATE), que contam com equipe de referência para iniciar o atendimento às demandas de saúde consideradas de risco à vida, in loco, com direcionamento à instituição de saúde de referência para cada caso.
Relatório de atividades - Departamento de Atendimento à Saúde/DEAS - 2022
Informativo para discentes - solicitação eletrônica - versão em português
Informativo para discentes - solicitação eletrônica - versão em espanhol
Guia rápido DEAS 2021 - Versão português
Guia rápido DEAS 2021 - Versão espanhol
Guia rápido DEAS 2021 - Versão francês
Guia rápido DEAS 2021 - Versão inglês
Cartilha sobre o acesso à rede pública de saúde mental de Foz do Iguaçu
EN ESPANHOL
Departamento de Atención a la Salud Estudiantil de UNILA – DEAS
La Pró-Rectoría de Asuntos Estudiantiles (PRAE), a través del Departamento de Atención a la Salud (DEAS), cuenta con un equipo de profesionales del área de la salud que actúan como referencia para la acogida de las demandas estudiantiles relacionadas con este tema.
El DEAS está ubicado en el Parque Tecnológico de Itaipú (PTI), Bloque 3, Espacio 2, y atiende de 08:00 a 12:00 y de 13:00 a 17:00.
Este equipo está compuesto por enfermeros(as), técnicos(as) de enfermería y médico(a), con el objetivo de trabajar en la promoción de la salud y la prevención de enfermedades y riesgos.
El DEAS también puede ser contactado a través de los teléfonos: +55 (45) 3522-9808 (este número también es WhatsApp) y +55 (45) 3522-9864, o por correo electrónico en: saude.deas@unila.edu.br.
La actuación del DEAS se basa en la perspectiva de la educación en salud, mediante la cual busca acoger a los estudiantes, promover y desarrollar acciones y actividades en el ámbito de la salud, orientadas hacia la construcción de conocimientos y la adopción de hábitos que conduzcan a una mejora en la calidad de vida de los estudiantes. Esto se realiza mediante diversas estrategias que consideran la diversidad sociocultural del cuerpo estudiantil de UNILA. Además, el DEAS elabora y distribuye materiales educativos en salud de libre acceso.
Al no ser un servicio de atención clínica de salud al estilo de una unidad básica de salud (UBS) o una unidad de atención de urgencias (UPA), ni estar vinculado al SUS, el DEAS se propone acoger las cuestiones de salud de los estudiantes según demanda libre y orientar sobre el flujo de acceso a los servicios de salud del municipio. Esto busca facilitar la integración en la red de asistencia a través de la Unidad Básica de Salud, Salud de la Familia o Unidades de Atención de Urgencias (UPA), para acceder a la atención integral.
De esta forma, el DEAS ofrece soporte a los estudiantes para acceder a cuidados de salud y a las políticas públicas de salud ofrecidas por el Sistema Único de Salud (SUS), mediante orientaciones sobre las demandas de atención en salud, con el objetivo de potenciar el proceso de autonomía estudiantil.
El DEAS ofrece una serie de procedimientos para atender a los estudiantes, como curaciones, medición de signos vitales, pruebas rápidas de Sífilis, VIH y Hepatitis B y C, administración de medicamentos, orientación sobre vacunas, entre otros.
Asimismo, el DEAS es responsable de iniciar los procesos de alejamiento por motivos de salud, solicitudes de suspensión por razones de salud, régimen de ejercicios domiciliarios y emisión, cuando sea necesario, de declaraciones de entrega de certificados médicos, siempre que se presente un documento
comprobatorio válido, ya sea de forma online a través de la central de servicios o presencialmente.
Red de Atención a la Salud en Foz do Iguaçu – Atención Básica y Urgencias y Emergencias
La atención integral a las demandas de salud de los estudiantes de la UNILA se realiza a través del Sistema Único de Salud (SUS), uno de los mayores sistemas públicos de salud del mundo. Este abarca desde la atención ambulatoria hasta el trasplante de órganos, y busca garantizar acceso integral, universal y gratuito para toda la población del país.
Para acceder al SUS, es necesario contar con la Tarjeta Nacional de Salud (Tarjeta SUS). Los estudiantes nacionales e internacionales que aún no la tengan pueden solicitarla en la Unidad Básica de Salud (UBS) más cercana a su residencia, llevando los siguientes documentos:
Estudiantes nacionales:
● Documento de identidad.
● Comprobante de residencia.
● Comprobante de matrícula en la UNILA (se puede descargar desde SIGAA). ● CPF (Registro de Persona Física).
Estudiantes internacionales:
● CRNM (puede ser el protocolo).
● CPF (Registro de Persona Física).
● Comprobante de matrícula en la UNILA (se puede descargar desde SIGAA). ● Comprobante de residencia (emitido por la UNILA). Para solicitar este comprobante, accede a la central de servicios, busca el ítem "declaración de residencia", sube cualquier comprobante disponible y envía tu solicitud. Emitiremos una declaración en nombre de la UNILA y te la enviaremos a través de la central de servicios.
Los(as) estudiantes que ya tengan la Tarjeta SUS pero hayan cambiado de dirección, o quienes hayan venido de otro estado o ciudad, deben actualizar su Tarjeta SUS en la UBS más cercana a su residencia, presentando los mismos documentos descritos anteriormente.
Es importante recordar que la entrada al sistema de salud del municipio se realiza preferentemente a través de la Atención Básica, que comprende las Unidades de Salud de la Familia (USF) y las Unidades Básicas de Salud (UBS). La atención en salud en esta estrategia está territorializada, es decir, el estudiante debe ser atendido en la USF/UBS más cercana a su residencia. Las unidades de salud tienen horarios de atención diferentes y ofrecen una variedad de servicios de salud, por lo
que es necesario informarse sobre las rutinas disponibles en la UBS de referencia de su barrio. Aquí (al final de la página) se encuentran disponibles informaciones sobre las UBS/USFs, como direcciones y teléfonos de contacto.
Unidades de Atención de Urgencias y Emergencias
Como alternativa a la Atención Básica, en caso de necesitar atención de salud fuera del horario de las USF/UBS, durante fines de semana y feriados, o en situaciones de urgencia o emergencia, el estudiante puede dirigirse a la Unidad de Pronto Atendimento (UPA) João Samek o Morumbi, que funcionan las 24 horas del día.
Es importante mencionar que las UPAs atienden según la clasificación de riesgo y no por orden de llegada. Por lo tanto, si el caso clínico se clasifica como de bajo riesgo, el usuario puede tener que esperar mientras se atienden demandas más urgentes, lo que podría prolongar el tiempo de espera.
Direcciones y teléfonos de las UPAs:
● UPA João Samek (cerca de Vila A): Rua Iacanga, s/n – esquina con Avenida Silvio Américo Sasdelli. Barrio Jardim das Palmeiras. Teléfono: 2105-8000.
● UPA Morumbi: Avenida Mário Filho, s/n. Barrio Primeiro de Maio. Teléfono: 2105-8080.
La red de atención a urgencias y emergencias del municipio también incluye el Servicio de Transporte Móvil de Urgencias (SAMU) y el Servicio de Atención a Traumas y Emergencias (SIATE), que cuentan con equipos especializados para iniciar la atención en situaciones de riesgo de vida, en el lugar de los hechos, y dirigir a la persona a la institución de salud de referencia según cada caso.