Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado em Relações Internacionais abre seleção para discentes regulares

Mestrado em Relações Internacionais abre seleção para discentes regulares

Inscrições seguem até o dia 1º de outubro e todas as etapas da seleção serão realizadas de forma online
publicado: 01/08/2023 09h22, última modificação: 01/08/2023 16h22

Estudantes que concluíram a graduação em qualquer área do conhecimento podem se candidatar à seleção do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) para o próximo ano. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 1º de outubro. O Programa disponibiliza 22 vagas, respeitando a reserva de 11 vagas destinadas a ações afirmativas. Conheça as regras da seleção acessando o Edital 03/2023/PPGRI.

O processo seletivo prevê o acréscimo de uma vaga adicional destinada a candidatos: indígenas; quilombolas; aos autodeclarados trans; e pessoas refugiadas ou solicitantes de refúgio ou portadores de visto humanitário. As pessoas que desejarem concorrer às vagas reservadas deverão declarar sua opção durante o período de inscrição, indicando a modalidade de reserva e apresentando os documentos comprobatórios solicitados por este edital.

As inscrições e todas as fases do processo seletivo podem ser realizadas em português, espanhol ou inglês. Todas as etapas da seleção serão realizadas de forma online e compreendem a avaliação do projeto, a prova escrita online relacionada aos tópicos listados no anexo do edital, entrevista online e avaliação do currículo.

Os projetos devem ser enviados sem identificação do autor, e os candidatos poderão se inscrever para vagas nas seguintes linhas de pesquisa do Programa: Estudos para a Paz, Direitos Humanos e Segurança Internacional; Desenvolvimento e Capitais Transnacionais; e Política Externa, Atores e Processos Internacionais.

Conheça mais sobre o PPGRI acessando a página do Programa

Resumo das informações:

Inscrições: até  de outubro
Vagas: 22 vagas, divididas em três linhas de pesquisa
Fases da seleção: análise de projeto de pesquisa, prova escrita e entrevista online e avaliação do currículo
Curso presencial e gratuito

Outros PPGs com inscrições abertas para alunos regulares:

Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (primeira etapa até 3 de setembro)
Economia (até 10 de setembro para candidatos estrangeiros)
Integração Contemporânea da América Latina (até 24 de setembro)
Engenharia Civil (até 31 de outubro)