Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA realiza mais uma edição do Festival de Culturas a partir desta quinta (3)

Vida Universitária

UNILA realiza mais uma edição do Festival de Culturas a partir desta quinta (3)

A programação conta com mais de 15 atrações artísticas, envolvendo apresentações musicais, danças, teatro e exposições em dois dias de evento
publicado: 31/07/2023 13h11, última modificação: 03/08/2023 15h30

A América Latina estará em festa nesta quinta (3) e sexta-feira (4) e o endereço será a unidade Jardim Universitário da UNILA, com muita programação cultural e atividades diversas como a feira gastronômica e a agroecológica, totalmente abertas ao público. O Festival de Culturas da UNILA (FeCult) vem se consolidando como um espaço democrático de encontro com a arte e a diversidade cultural para a cidade, contando com o apoio da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.

A programação é diversa, representando várias nuances artísticas de um continente multicultural por natureza. No dia 3 (quinta), a programação tem início a partir das 16 horas, na Sala C-202-5, voltada para a produção audiovisual com o Cine Comunitário, que traz o tema “Outros mundos possíveis a partir da visão das mulheres”, seguido do Cine Club Nuestra Sala e abertura da Feira Agroecológica. Às 17h20, será a vez de acompanhar diversas programações artísticas como Ação e Atitude: A revanche da poesia marginal latino-americana, Concerto de Violão, Duo Flauta, Raíces Trio, entre outras, finalizando a noite com Herencia Latina Show.

Já no dia 4 (sexta), também às 16 horas, a programação terá início com atividades de dança: Baile Andino e Baile Latino e outras atrações, seguidas de apresentações musicais como Roda de Chorinho, Misturazz, Roda de Côco com Piseiras de Embaúba e muito mais. Toda a programação cultural foi selecionada por meio de edital da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), com objetivo de valorizar propostas de produções artísticas realizadas por discentes de graduação, levando em conta uma série de critérios, entre os quais: qualidade artística, relevância estética e originalidade, e contribuição para o intercâmbio cultural entre os países da América Latina.

Para o pró-reitor de Extensão, Rogério Motta Moreira, o FeCult é um espaço de encontros, de trocas, de reflexão sobre a diversidade cultural da UNILA, e atividades como essa permitem o diálogo e a construção de políticas e fomentos para a cultura. “É a nossa forma de colocar em destaque uma das nossas maiores riquezas, a nossa diversidade cultural. No pensar a América Latina que sonhamos, é preciso vivenciar nossa diversidade, pois é nela que encontramos nossas origens, nossa sustentação, nossas identidades, e também é nela que projetamos nossos sonhos, desejos e anseios”, comenta.

Veja a programação completa do FeCult:

Para ver a programação em formato de texto, acesse a Agenda de Eventos.