Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado em Engenharia Civil oferta 12 vagas em três linhas de pesquisa

Mestrado em Engenharia Civil oferta 12 vagas em três linhas de pesquisa

O prazo para inscrições segue até 31 de outubro para seleção de alunos regulares e especiais
publicado: 18/07/2023 09h34, última modificação: 11/08/2023 10h58

Estão abertas as inscrições, até o dia 31 de outubro, para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGECI), com oferta de 12 vagas para alunos regulares para o ano letivo de 2024. O Programa atua em três linhas de pesquisa, com oferta de quatro vagas para cada uma delas: Materiais e Ecoeficiência; Sustentabilidade e Inovação; e Estruturas. Todas as informações do processo seletivo podem ser acessadas no Edital 08/2023/PPGECI

O processo seletivo conta com reserva de vagas de até 25% para ações afirmativas, ou seja, de pelo menos uma vaga para cada linha de pesquisa. Aos candidatos habilitados no processo seletivo para alunos regulares, porém não classificados, serão ofertadas até três vagas por linha de pesquisa como alunos especiais do programa. Para o PPGECI, é permitido cursar até três disciplinas do curso na condição de aluno especial durante o ano.

Para a seleção de alunos regulares, o candidato deverá solicitar pelo menos duas cartas de recomendação a ex-professores, orientadores e colegas de trabalho, que deverão preencher um formulário específico disponibilizado no edital, e que serão consideradas na avaliação do curriculum do candidato. O processo seletivo consiste em duas etapas: análise da documentação e defesa oral da proposta de pequisa, que será realizada somente por videoconferência, com duração máxima de 20 minutos. É no período de análise da documentação que será avaliado o currículo documentado, proficiência em língua estrangeira, as cartas de recomendação e o projeto de pesquisa.

Além deste processo seletivo, o PPGECI também lançou edital para seleção de alunos especiais para o segundo semestre deste ano, ofertando 30 vagas que estão distribuídas para as seguintes disciplinas: Estatística Aplicada, Machine Learning Aplicado a Modelos de Previsão e Tomada de Decisões; e Eficiência Energética. Inscrições podem ser realizadas até o dia 19 de julho e mais informações estão no Edital 07/2023/PPGECI.

Sobre o Programa

O PPGECI iniciou as atividades em 2017, com o intuito de oferecer a primeira oportunidade de ensino em nível de pós-graduação e pesquisa na região, na área de Engenharia Civil. O objetivo do Programa é criar condições para o desenvolvimento de pesquisa aplicada nas áreas de Materiais e Desempenho das Construções, Estruturas de Concreto, e Gestão e Aproveitamento de Resíduos. Desse modo, pretende-se formar profissionais com a necessária competência interdisciplinar para integrar os fatores tecnológicos, ambientais e socioeconômicos nas etapas de planejamento, dimensionamento, construção e gestão/exploração de infraestruturas. Para mais informações, consulte a página do PPGECI.

Resumo das informações:

Inscrições: até 31 de outubro
Vagas: 12 sendo 4 para cada uma das linhas de pesquisa
Ações afirmativas: reserva de 25% das vagas destinadas a ações afirmativas, por linha de pesquisa
Fases da seleção: análise documental e entrevista online
Curso presencial e gratuito