Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertas as inscrições para o mestrado e doutorado em Integração Contemporânea da América Latina
conteúdo

Processo Seletivo

Abertas as inscrições para o mestrado e doutorado em Integração Contemporânea da América Latina

São ofertadas 30 vagas para mestrado e outras 30 vagas para a primeira turma de doutorado; as inscrições seguem até o dia 24 de setembro
publicado: 28/07/2023 10h29, última modificação: 11/08/2023 11h05

Tem novidade no Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina (PPGICAL) neste ano. Em sua 11a edição, o Programa abre a seleção de 30 vagas para mestrado e inaugura a seleção de sua a primeira turma de doutorado, que também selecionará 30 candidatos. O PPGICAL destina-se àqueles que tenham concluído a graduação ou o mestrado, preferencialmente, nas áreas de Ciências Humanas, Ciência Sociais e Ciências Sociais Aplicadas. Mas também são aceitos os pleitos justificados por parte de graduados ou mestres em outras áreas do conhecimento, desde que seus projetos de pesquisa estejam voltados para a temática da Integração Contemporânea na América Latina. O Programa está inserido na área de avaliação da Capes em Ciência Política e Relações Internacionais, apesar de possuir um perfil de pesquisa interdisciplinar.

Tanto o mestrado quanto o doutorado reserva vagas para ações afirmativas. Para cada uma das seleções, serão 16 vagas destinadas à ampla concorrência e as demais serão reservadas da seguinte forma: 10 destinadas a candidatos negros e pessoas com deficiência, e uma vaga para cada uma das seguintes ações afirmativas: indígenas; quilombolas; trans e pessoas não binárias; refugiados, solicitantes de refúgio ou portadores de visto humanitário.

As pessoas que desejarem concorrer às vagas reservadas deverão declarar sua opção durante o período de inscrição, indicando a modalidade de reserva e apresentando os documentos comprobatórios solicitados por este edital. O candidato passará pela banca de avaliação e verificação da autodeclaração étnico-racial durante a etapa de seleção.

Após o envio de documentação especificada no edital, as fases de seleção contemplarão a avaliação do projeto de pesquisa e a realização de entrevista online prevista para o mês de novembro, podendo ser em português ou espanhol. Os projetos devem constar o nome do orientador pretendido dentre os que pertencem ao quadro docentes e indicar uma linha de pesquisa entre as seguintes: Cultura, Colonialidade/Decolonialidade e Movimentos Sociais; Economia Política Internacional e Blocos Regionais; Geopolítica, Fronteiras e Regionalização; e Política, Estado e Institucionalização. 

Edital de seleção do Mestrado:  Edital 11/2023/PPGICAL
Edital de seleção do Doutorado: Edital 12/2023/PPIGICAL
Leia tambémDoutorado em integração Latino-Americana da UNILA é aprovado pela Capes

Resumo das informações:

Inscrições: até 24 de setembro
Vagas para Mestrado: 30 vagas, divididas em quatro linhas de pesquisa
Vagas para Doutorado: 30 vagas, divdidas em três linhas de pesquisa
Fases da seleção: análise de projeto de pesquisa e entrevista online
Curso presencial e gratuito

Outros PPGs com inscrições abertas para alunos regulares:

Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (primeira etapa até 3 de setembro)
Economia (até 10 de setembro para candidatos estrangeiros)
Relações Internacionais (até 1o de outubro)
Engenharia Civil (até 31 de outubro)