Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos abre seleção para alunos regulares

Processo Seletivo

A primeira fase da seleção consiste na solicitação de carta de aceite a um docente do Programa; a data limite dessa fase é 3 de setembro
publicado: 14/07/2023 09h44, última modificação: 18/07/2023 10h15

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA) abre seleção de estudantes regulares para ingresso em 2024, ofertado um total de 27 vagas para ampla concorrência e acesso via políticas de ações afirmativas. Do total de vagas, pelo menos 12 serão destinadas para pessoas autodeclaradas negras (pretas e pardas), pessoas com deficiência, indígenas, quilombolas, pessoas autodeclaradas trans, refugiados ou solicitantes de refúgio ou portadores de visto humanitário.

As 27 vagas estão distribuídas nas linhas de pesquisa: “Trânsitos Culturais” (10), “Práticas e Saberes” (7) e “Fronteiras, Diásporas e Mediações” (10). O processo seletivo destina-se a candidatos que concluíram a graduação em qualquer área do conhecimento, que tenham interesse em desenvolver pesquisas que se vinculem com as linhas de pesquisa do programa.

As principais informações sobre o processo seletivo podem ser consultadas no Edital 15/2023/PPGIELA.

A seleção compreende as seguintes fases: análise do projeto de pesquisa e entrevista online. Antes disso, porém, o candidato deve solicitar uma carta de aceite a um docente do Programa que conta na lista disponível no edital, até o dia 3 de setembro. Na carta que deve ser enviada por e-mail, o candidato deve apresentar um resumo da proposta do projeto de pesquisa a ser desenvolvido, utilizando-se do modelo padrão disponível no edital, contendo entre 600 e 800 palavras. Cada candidato poderá anexar até duas cartas de aceite no momento da inscrição, que deverá ser anexada junto a outros documentos solicitados para este momento.

Obtendo a resposta positiva de algum docente, o candidato poderá dar prosseguimento ao processo de inscrição, que acontece no período entre 10 a 25 de setembro. As aulas iniciarão em março de 2024 em regime presencial e todo o processo de inscrição e o curso são gratuitos.

Conheça mais sobre o mestrado consultando a página do PPGIELA.

Resumo das informações:

Inscrições: primeira fase (carta de aceite) até 3 de setembro
Vagas: 27 sendo 12 para ações afirmativas
Fases da seleção: carta de aceite, análise de projeto e entrevista online
Curso presencial e gratuito