Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para o Celpe-Bras podem ser feitas a partir desta segunda-feira (7)

Inscrições para o Celpe-Bras podem ser feitas a partir desta segunda-feira (7)

O Celpe-Bras é o único certificado oficial de proficiência em português; provas serão aplicadas entre 24 e 26 de outubro
publicado: 04/08/2023 14h00, última modificação: 04/08/2023 14h51

Interessados em obter o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) podem inscrever-se para o exame entre os dias 7 e 18 de agosto, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A UNILA é um dos postos aplicadores e disponibiliza 30 vagas.

As provas escrita e oral serão aplicadas nos dias 24, 25 e 26 de outubro, em postos localizados no Brasil e no exterior. Durante a inscrição, o participante deve selecionar o local onde pretende realizar as provas, de acordo com o limite de vagas disponibilizadas por posto. Não é permitido realizar o exame em posto diferente do escolhido na inscrição. Mais informações estão disponíveis no edital Inep 051/2023.

O Celpe-Bras é o único certificado oficial de proficiência em português. Internacionalmente, o Celpe-Bras é aceito em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa e, no Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação. Outorgado pelo MEC, o Celpe-Bras é conferido em quatro níveis: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior. O Inep é responsável pela aplicação, com apoio do Ministério da Educação e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.