Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado em História recebe inscrições até 16 de outubro

Mestrado em História recebe inscrições até 16 de outubro

São 20 vagas distribuídas em duas linhas de pesquisa; processo seletivo é destinado a brasileiros e estrangeiros
publicado: 18/08/2023 08h07, última modificação: 17/08/2023 16h42

O Mestrado em História abriu inscrições para o processo de seleção de alunos regulares para início das aulas em 2024. O prazo segue até 16 de outubro. São oferecidas 20 vagas, distribuídas entre duas linhas de pesquisa: Movimentos sociais, fluxos culturais e identidades; e Modernidades, instituições e linguagens. As informações completas e link para inscrição estão disponíveis no edital PPGHIS 09/2023. Inscrição e curso são gratuitos.

O processo seletivo destina-se a candidatos que concluíram (ou estão em vias de concluir) a graduação em qualquer área de conhecimento e que estejam interessados em desenvolver investigações que se vinculem com as linhas de pesquisa do mestrado. Para a inscrição é necessário preencher um formulário e apresentar um projeto de pesquisa entre outras exigências.

Na primeira fase do processo, que é eliminatória, será avaliado o projeto de pesquisa e sua adequação e pertinência à linha de pesquisa pretendida. Na segunda fase (eliminatória e classificatória), o candidato deverá participar de uma entrevista a distância.

Está prevista a reserva de vagas para residentes em outros países; para pessoas autodeclaradas negras (pretas e pardas); com deficiência; indígenas; quilombolas; pessoas autodeclaradas trans; pessoas refugiadas ou solicitantes de refúgio ou portadores de visto humanitário.

O Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) tem como objetivo formar docentes e pesquisadores em História com ênfase em perspectivas transnacionais e globais, realizando pesquisas em história de América Latina, Caribe, África e Ásia a partir dessas abordagens. O objetivo é capacitar os estudantes para a pesquisa e a atuação em áreas diversas, inclusive de interesse regional, como o turismo e o patrimônio.

Resumo das informações:

Inscrições: até 16 de outubro
Vagas: 20 vagas, divididas em duas linhas de pesquisa
Fases da seleção: análise de projeto de pesquisa e entrevista online
Curso presencial e gratuito

Outros PPGs com inscrições abertas para alunos regulares:

Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (primeira etapa até 3 de setembro)
Economia (até 10 de setembro para candidatos estrangeiros)
Políticas Públicas e Desenvolvimento (até 17 de setembro)
Integração Contemporânea da América Latina - mestrado e doutorado (até 24 de setembro)
Relações Internacionais (até 1º de outubro)
Engenharia Civil (até 31 de outubro)