Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento abre seleção para alunos regulares

Processo Seletivo

São 28 vagas distribuídas em duas linhas de pesquisa; inscrições seguem até o dia 17 de setembro
publicado: 09/08/2023 15h00, última modificação: 10/08/2023 08h03

A UNILA oferece mais uma boa oportunidade para candidatos que queiram ingressar na carreira acadêmica, com a seleção de 28 vagas no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento (PPGPPD). As inscrições estão abertas até o dia 17 de setembro e os interessados devem ficar atentos ao preenchimento do formulário de inscrição, que solicita a indicação de até três possíveis docentes orientadores. Essas e outras informações estão disponíveis no Edital 27/2023/PPGPPD.

O PPGPPD tem duas linhas de pesquisa e oferta 10 vagas para cada uma delas: Estratégia de Desenvolvimento; e Políticas Públicas e Sociedade. Do total de vagas, três serão destinadas para pessoas autodeclaradas negras (pretas e pardas) ou pessoas com deficiência para a linha de pesquisa Estratégia e Desenvolvimento e outras três para a linha Políticas Públicas e Sociedade.

O processo seletivo prevê o acréscimo de uma vaga adicional destinada a candidatos: indígenas; quilombolas; aos autodeclarados trans; e pessoas refugiadas ou solicitantes de refúgio ou portadores de visto humanitário. As pessoas que desejarem concorrer às vagas reservadas deverão declarar sua opção durante o período de inscrição, indicando a modalidade de reserva e apresentando os documentos comprobatórios solicitados por este edital.

Para a inscrição são aceitos documentos em português e espanhol. Para os demais idiomas, os documentos devem ser apresentados com tradução juramentada para o português. O processo seletivo consta de três fases, sendo a primeira eliminatória, que é a avaliação do projeto de pesquisa que é feita sem a identificação do nome do candidato. As demais são classificatórias: a análise do currículo e a entrevista online.

Resumo das informações:

Inscrições: até 17 de setembro
Vagas: 22 vagas, divididas em duas linhas de pesquisa
Fases da seleção: análise de projeto de pesquisa, análise do currículo e entrevista online
Curso presencial e gratuito

Outros PPGs com inscrições abertas para alunos regulares:

Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (primeira etapa até 3 de setembro)
Economia (até 10 de setembro para candidatos estrangeiros)
Integração Contemporânea da América Latina (até 24 de setembro)
Relações Internacionais (até 1o de outubro)
Engenharia Civil (até 31 de outubro)